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Loja de piscinas: saiba como manter as vendas no inverno

Sazonalidade em loja de piscinas - fotografia de uma pscina com água limpa

Você sente dificuldade em manter as vendas da sua loja de piscinas durante o inverno? Então este artigo pode te ajudar a resolver o problema. Confira!

Sem dúvidas, o período do verão é o melhor momento do ano para qualquer loja de piscinas. Nesta época, as vendas costumam ir lá em cima, aumentando de maneira considerável o volume de entregas e instalações.

Já nos períodos de inverno, ocorre exatamente o oposto, as pessoas não compram e a empresa tem que lidar com o baixo volume de vendas.  

Esta é uma sazonalidade natural em uma loja de piscinas e não há muito o que fazer para mudar o comportamento do consumidor, pois a maioria deles acaba sentindo a necessidade de investir em uma piscina somente quando começa a sofrer com o forte calor do verão.

Porém, existem estratégias para amenizar a queda do fluxo de caixa e tornar a sua empresa relevante para o cliente durante o ano todo. Continue lendo e saiba mais!

Como manter as vendas da sua loja de piscinas?

Para não ficar com o setor financeiro apertado na baixa temporada das piscinas, algumas estratégias para aumentar o fluxo de caixa são essenciais. Afinal, não é bom para a sua empresa ficar refém do verão inevitável, não é mesmo?!

É importante que você realize ações de outono e primavera para estimular a venda de piscinas. Com uma estratégia bem definida pode até funcionar, mas nem de longe o resultado irá se aproximar do que é alcançado no verão.

Já durante o inverno, fazer essas ações será um gasto de energia e dinheiro porque as pessoas estão querendo investir em soluções de aquecimento.

Vendas em loja de piscinas
Como manter as vendas em loja de piscinas.
Imagem: reprodução internet.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você manter as vendas mais equilibradas entre verão e inverno. Não iremos abordar sobre como aumentar suas vendas no verão porque o crescimento acontece quase que de forma orgânica.

O que interessa é conhecer estratégias que possam contribuir com o aumento de faturamento em períodos menos propícios para venda de piscinas. 

Lembre-se: você não pode mudar a cabeça do seu cliente, adapte-se às suas necessidades e tenha melhores resultados!

1. Invista em promoções e pós-vendas

Promocão em loja de piscinas no inverno
Faça promoções no inverno.
Imagem: reprodução internet.

Ainda que a manutenção e limpeza de piscinas reduza bastante nessa época, é importante reforçar a ideia de manter a piscina higienizada o ano inteiro. Mas não adianta apenas comunicar, para esse tipo de venda funcionar é importante dar o estímulo certo. 

Construa pacotes e promoções especiais em que seu cliente possa levar para casa todos os produtos e equipamentos necessários para a manutenção e limpeza de piscina em casa por um preço especial que ele certamente não encontraria no verão. 

A piscina é seu produto principal, então use os produtos complementares com inteligência nessa época. Estimule a recorrência ainda no “período de safra”, desta maneira você aproveita a empolgação da época para fidelizar o cliente o ano inteiro.

2. Utilize estratégias de marketing digital

Loja de psicinas - Imagem de um caderno com anotações e estratégias de Marketing Digital
Estratégias de marketing digital.
Foto de rawpixel em Unsplash

Já diz aquele velho ditado: “quem não é visto não é lembrado”. E para aparecer, nada melhor do que estar presente na internet da forma correta.

Quando falamos da forma correta, queremos dizer que se você está utilizando a internet para estimular as vendas e ainda não teve resultado, é porque a estratégia ainda não está 100% ou porque as ações são muito recentes e ainda é cedo.

Por isso, não desanime! Encare o marketing digital com seriedade, assim como você faz com a gestão de seu negócio.

Aqui estão algumas estratégias de marketing digital que você pode utilizar:

  • Planeje todas as suas ações com base em dados, estatísticas e faça isso sob o “guarda-chuva” de objetivos claros.
  • Utilize todo o potencial das mídias sociais fazendo remarketing e impulsionando suas publicações.
  • Anuncie no Google, pois é lá que sempre terá alguém procurando por uma solução.
  • Invista em marketing de conteúdo para entregar informações de valor ao seu público-alvo.
  • Mantenha um bom relacionamento através de e-mails marketing personalizados e segmentados, nem pensar em disparar campanhas para listas compradas.

Com um marketing bem feito, certamente o seu cliente lembrará de você quando precisar de algum produto. Se achar necessário, contrate um profissional para auxiliá-lo a encontrar todas as oportunidades que o digital oferece.

3. Invista no seu mix de produtos

No verão queremos nos refrescar e no inverno queremos nos aquecer. Com o seu cliente funciona da mesma maneira, então porque não oferecer produtos de aquecimento para ele?

Invista naquilo que é a necessidade do seu cliente para aumentar as vendas no inverno. Um dos produtos que está em alta nesse mercado são os calefatores de dupla combustão.

Os calefatores têm um desempenho calorífico muito superior ao das lareiras convencionais e são desenvolvidos com tecnologia europeia. Além disso, possuem um design arrojado e decorativo, o que torna o calefator um produto que desperta o desejo de compra do cliente.

Demais produtos de alto desempenho também podem ser relevantes, são os casos de fogões a lenha e lareiras insertáveis.

Baixe o catálogo e conheça mais essas soluções em aquecimento.

4. Reduza os custos desnecessários

Ao final do verão, é importante fazer um balanço geral para visualizar todos os custos que podem ser cortados no inverno. 

Não deixe para fazer essa análise somente quando suas vendas começarem a diminuir drasticamente. Faça isso de maneira que seja possível antecipar todos os cortes financeiros, isso fará uma diferença tremenda lá na frente. 

Tenha a austeridade financeira e os investimentos certos como prioridades em seu segmento de piscinas. Com isso você aumenta sua margem de lucro e se preocupa em investir naquilo que realmente trará resultados ao seu negócio.

5. Planejamento, planejamento e planejamento

Loja de psicinas - Imagem de um reunião e uma pessoas utilizando o computador Planejamento
Planejar é fundamental para seu negócio.
Foto de rawpixel em Unsplash.

Para o segmento de piscinas, que sofre tanto com a sazonalidade, a única maneira de sobreviver de forma saudável é planejando. Neste negócio, mais do que em qualquer outro, é importante ter um planejamento de compras 100% alinhado para não ficar com um monte de produtos parados em estoque. 

Da mesma maneira, é importante organizar o que será comprado em cada período do ano e nas quantidades certas.

Estude o seu mercado, cliente e concorrência. Olhe com mais atenção para aquilo que o seu público está falando, assim você consegue melhorar as suas entregas cada vez mais e com isso passará a atrair mais clientes vindos de indicação.

Da mesma maneira que é importante planejar suas compras, planeje o seu marketing para visualizar de forma clara onde quer chegar e defina metas e objetivos para a sua equipe de vendas.

Para uma empresa crescer é importante que todos saibam exatamente onde se quer chegar.

Conclusão

Como vimos, a base de uma loja de piscinas sustentável no verão, passa por um bom planejamento de compras, levando em consideração aquilo que é necessidade de seu público, um bom planejamento de marketing e rigoroso controle financeiro.

Sabemos que não é fácil, mas aplicando essas dicas em seu negócio certamente você terá melhores resultados.

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