Você sente dificuldade em manter as vendas da sua loja de piscinas durante o inverno? Então este artigo pode te ajudar a resolver o problema. Confira!
Sem dúvidas, o período do verão é o melhor momento do ano para qualquer loja de piscinas. Nesta época, as vendas costumam ir lá em cima, aumentando de maneira considerável o volume de entregas e instalações.
Já nos períodos de inverno, ocorre exatamente o oposto, as pessoas não compram e a empresa tem que lidar com o baixo volume de vendas.
Esta é uma sazonalidade natural em uma loja de piscinas e não há muito o que fazer para mudar o comportamento do consumidor, pois a maioria deles acaba sentindo a necessidade de investir em uma piscina somente quando começa a sofrer com o forte calor do verão.
Porém, existem estratégias para amenizar a queda do fluxo de caixa e tornar a sua empresa relevante para o cliente durante o ano todo. Continue lendo e saiba mais!
Como manter as vendas da sua loja de piscinas?
Para não ficar com o setor financeiro apertado na baixa temporada das piscinas, algumas estratégias para aumentar o fluxo de caixa são essenciais. Afinal, não é bom para a sua empresa ficar refém do verão inevitável, não é mesmo?!
É importante que você realize ações de outono e primavera para estimular a venda de piscinas. Com uma estratégia bem definida pode até funcionar, mas nem de longe o resultado irá se aproximar do que é alcançado no verão.
Já durante o inverno, fazer essas ações será um gasto de energia e dinheiro porque as pessoas estão querendo investir em soluções de aquecimento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você manter as vendas mais equilibradas entre verão e inverno. Não iremos abordar sobre como aumentar suas vendas no verão porque o crescimento acontece quase que de forma orgânica.
O que interessa é conhecer estratégias que possam contribuir com o aumento de faturamento em períodos menos propícios para venda de piscinas.
Lembre-se: você não pode mudar a cabeça do seu cliente, adapte-se às suas necessidades e tenha melhores resultados!
1. Invista em promoções e pós-vendas

Ainda que a manutenção e limpeza de piscinas reduza bastante nessa época, é importante reforçar a ideia de manter a piscina higienizada o ano inteiro. Mas não adianta apenas comunicar, para esse tipo de venda funcionar é importante dar o estímulo certo.
Construa pacotes e promoções especiais em que seu cliente possa levar para casa todos os produtos e equipamentos necessários para a manutenção e limpeza de piscina em casa por um preço especial que ele certamente não encontraria no verão.
A piscina é seu produto principal, então use os produtos complementares com inteligência nessa época. Estimule a recorrência ainda no “período de safra”, desta maneira você aproveita a empolgação da época para fidelizar o cliente o ano inteiro.
2. Utilize estratégias de marketing digital

Já diz aquele velho ditado: “quem não é visto não é lembrado”. E para aparecer, nada melhor do que estar presente na internet da forma correta.
Quando falamos da forma correta, queremos dizer que se você está utilizando a internet para estimular as vendas e ainda não teve resultado, é porque a estratégia ainda não está 100% ou porque as ações são muito recentes e ainda é cedo.
Por isso, não desanime! Encare o marketing digital com seriedade, assim como você faz com a gestão de seu negócio.
Aqui estão algumas estratégias de marketing digital que você pode utilizar:
- Planeje todas as suas ações com base em dados, estatísticas e faça isso sob o “guarda-chuva” de objetivos claros.
- Utilize todo o potencial das mídias sociais fazendo remarketing e impulsionando suas publicações.
- Anuncie no Google, pois é lá que sempre terá alguém procurando por uma solução.
- Invista em marketing de conteúdo para entregar informações de valor ao seu público-alvo.
- Mantenha um bom relacionamento através de e-mails marketing personalizados e segmentados, nem pensar em disparar campanhas para listas compradas.
Com um marketing bem feito, certamente o seu cliente lembrará de você quando precisar de algum produto. Se achar necessário, contrate um profissional para auxiliá-lo a encontrar todas as oportunidades que o digital oferece.
3. Invista no seu mix de produtos
No verão queremos nos refrescar e no inverno queremos nos aquecer. Com o seu cliente funciona da mesma maneira, então porque não oferecer produtos de aquecimento para ele?
Invista naquilo que é a necessidade do seu cliente para aumentar as vendas no inverno. Um dos produtos que está em alta nesse mercado são os calefatores de dupla combustão.
![Calefator de Dupla Combustão Liv413 - Imagem de um ambiente com calefator Liv Aquecimento instalado [loja de psicinas]](https://www.livaquecimento.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Cena-LIV413.jpg)
Imagem: Liv Aquecimento
Os calefatores têm um desempenho calorífico muito superior ao das lareiras convencionais e são desenvolvidos com tecnologia europeia. Além disso, possuem um design arrojado e decorativo, o que torna o calefator um produto que desperta o desejo de compra do cliente.
Demais produtos de alto desempenho também podem ser relevantes, são os casos de fogões a lenha e lareiras insertáveis.
Baixe o catálogo e conheça mais essas soluções em aquecimento.
4. Reduza os custos desnecessários
Ao final do verão, é importante fazer um balanço geral para visualizar todos os custos que podem ser cortados no inverno.
Não deixe para fazer essa análise somente quando suas vendas começarem a diminuir drasticamente. Faça isso de maneira que seja possível antecipar todos os cortes financeiros, isso fará uma diferença tremenda lá na frente.
Tenha a austeridade financeira e os investimentos certos como prioridades em seu segmento de piscinas. Com isso você aumenta sua margem de lucro e se preocupa em investir naquilo que realmente trará resultados ao seu negócio.
5. Planejamento, planejamento e planejamento

Foto de rawpixel em Unsplash.
Para o segmento de piscinas, que sofre tanto com a sazonalidade, a única maneira de sobreviver de forma saudável é planejando. Neste negócio, mais do que em qualquer outro, é importante ter um planejamento de compras 100% alinhado para não ficar com um monte de produtos parados em estoque.
Da mesma maneira, é importante organizar o que será comprado em cada período do ano e nas quantidades certas.
Estude o seu mercado, cliente e concorrência. Olhe com mais atenção para aquilo que o seu público está falando, assim você consegue melhorar as suas entregas cada vez mais e com isso passará a atrair mais clientes vindos de indicação.
Da mesma maneira que é importante planejar suas compras, planeje o seu marketing para visualizar de forma clara onde quer chegar e defina metas e objetivos para a sua equipe de vendas.
Para uma empresa crescer é importante que todos saibam exatamente onde se quer chegar.
Conclusão
Como vimos, a base de uma loja de piscinas sustentável no verão, passa por um bom planejamento de compras, levando em consideração aquilo que é necessidade de seu público, um bom planejamento de marketing e rigoroso controle financeiro.
Sabemos que não é fácil, mas aplicando essas dicas em seu negócio certamente você terá melhores resultados.
Conheça melhor os produtos da linha LIV Aquecimento.