Quando o inverno chega é prazeroso ter um lar sempre quentinho e, para isso, os calefatores e as lareiras são excelentes aliados.
Lareiras são sistemas de aquecimento residencial que aumentam a temperatura da parte interna da casa, proporcionando conforto e comodidade nos dias mais frios.
Mas na hora de escolher, aparece a dúvida: calefator ou lareira convencional? Vamos ajudar você a conhecer melhor cada uma delas. Entenda agora quais são as diferenças entre o calefator e a lareira convencional.
Lareira convencional
A lareira convencional normalmente é construída junto com a edificação da casa, planejada pelo arquiteto desde a planta residencial. Caso seja construída depois, gera mais inconveniências com reformas e quebra-quebra.
A lareira convencional é aberta, por isso, usa o próprio ar do ambiente para produzir a combustão da lenha. E isso causa um grande problema, pois o ar precisa ser reposto, sendo necessário abrir as janelas de vez em quando para que o ar seja renovado. Com isso, o ar frio da rua entra e deixa a casa gelada, gerando mais incômodo.
Outro fator considerável é que, na lareira convencional, apenas 10% do calor gerado pela combustão da lenha aquece o ambiente, 90% é perdido pela chaminé.
As lareiras convencionais possuem algumas desvantagens. Veja:
- Por serem abertas, impossibilitam o controle da quantidade de ar no processo de queima, o que aumenta o consumo de lenha.
- Durante a combustão, emitem muitos poluentes. São exemplos: CO², CO, dioxinas, arsênico e formaldeído.
- Não é recomendável deixá-las sem supervisão por muito tempo.
- Produz algumas incomodações como: cheiro de fumaça, cinzas no ar e sujeira no chão e no tapete.
- Somente 10% de rendimento sobre lenha queimada
A lareira convencional não possui nenhum tipo de tecnologia para ser mais eficiente, por isso, está cada vez mais sendo substituída pelo calefator do tipo insertável. Como as lareiras já formam um nicho na parede, os proprietários optam pelos insertos (também chamados de lareira insertável), aproveitando o espaço deixado pela lareira convencional.
Leia também: Calefator ou lareira insertável: qual escolher?
“Já tenho uma lareira convencional, mas nem uso!”
Talvez esse seja o seu principal problema quanto a lareiras no momento. Mas, se você já tem uma lareira convencional em casa e não a utiliza, temos uma ideia para compartilhar com você.
Em alguns países aqui da América Latina, como Uruguai e Argentina, muitas pessoas estão substituindo suas lareiras convencionais por um calefator ou inserto. Como a parede já tem o espaço da lareira, é possível fazer a instalação de um calefator de forma embutida, utilizando o buraco da lareira de maneira mais funcional e prática.
Dessa forma, o calefator não ocupa um novo espaço na casa e a tubulação pode ficar mais simples de ser construída porque já existe a saída da chaminé.
Essa é uma ótima opção, pois você irá ter um calefator de alta qualidade e tecnologia, mas utilizando um espaço que até o momento está sendo desperdiçado. Além disso, o seu ambiente terá um aquecimento mais eficiente, proporcionando máximo conforto térmico e bem-estar para você e sua família.
Vamos conhecer mais sobre o calefator? Confira os próximos parágrafos:
Calefator
O calefator é um sistema de aquecimento muito eficiente, pensado para explorar o calor de maneira inteligente, segura e com o máximo de rendimento.
Desenvolvido com tecnologia europeia, o calefator possui um design moderno e charmoso, deixando o ambiente muito elegante e sofisticado. Também possui a opção normal ou insertável. Além disso, o calefator aproveita com maior eficiência o calor provido da lenha, pois queima tanto a lenha quanto o gás proveniente dessa queima.
Após instalado de maneira adequada, o calefator não libera cheiro de fumaça no ambiente, não solta fagulhas ou fuligens no chão e a emissão de poluentes na atmosfera é mínima.
Entre outros benefícios estão:
- Tecnologia europeia: sistema moderno de dupla combustão.
- Hermeticamente fechada com vidro cerâmico, o que impede o vazamento de fumaça.
- Aproveitamento máximo na conversão de calor.
- Melhor aproveitamento da lenha comparado a uma lareira comum.
- Eficiência de 80% na capacidade de transformar a lenha em calor.
- Não precisa de supervisão.
- Ecologicamente responsável, porque reduz a emissão de poluentes.
Toda a eficiência do calefator é garantida por causa da sua tecnologia inovadora que usa o fogo de maneira inteligente para aumentar a capacidade da produção calorífica. Tudo isso é possível por causa do seu sistema de calefação e processo de dupla combustão. Saiba mais a seguir.
Sistema de calefação: para que serve?
O sistema de calefação permite a circulação do ar quente num circuito fechado, impedindo que o calor escape pela chaminé. Na parte interna superior da caixa de queima, o calefator possui uma peça chamada de templador.
O templador é a peça que realiza a dupla combustão. Ele fica alocado na parte interna superior da caixa de queima e é nele que se acumulam os gases gerados pela primeira queima da lenha.
A câmara de queima do calefator é hermeticamente fechada e possui vedação com um cordão de fibra cerâmica, popularmente chamado de gaxeta (uma espécie de corda feita de material não inflamável), fazendo com que o sistema de calefação funcione sem gerar nenhum risco.
Portanto, o sistema de calefação serve para fazer com que o calefator produza o máximo de calor que o produto tem capacidade de gerar. É essa tecnologia que garante o correto funcionamento do processo de dupla combustão.
O que é dupla combustão?
A dupla combustão é um sistema de aquecimento que proporciona máxima eficiência na hora gerar calor para o ambiente. É a dupla combustão que torna o calefator um produto tão excelente e ecológico, pois a queima de lenha é mais limpa, mantendo um baixo consumo de combustível e redução de fuligem.
Basicamente, a dupla combustão funciona assim: o fogo queima a lenha e as chamas liberam gases tóxicos (como em qualquer lareira). Esses gases sobem até o templador e também são queimados, realizando uma segunda combustão.
Esse processo gera mais calor e aproveitamento da lenha, principalmente se o tipo de lenha usado é o mais indicado. Além disso, faz com que a liberação de poluentes pela chaminé seja extremamente reduzido em comparação com lareiras que não realizam a dupla combustão. Observe o processo nas ilustrações abaixo:
Saiba mais no artigo O que é um calefator de dupla combustão?
Sem dúvidas, o calefator é um produto excelente para quem busca modernidade, tecnologia inovadora, eficiência calorífica e conforto para a sua casa. Comparando com qualquer lareira convencional, o calefator destaca-se como um produto muito superior.
Continue lendo e saiba outras razões para escolher o calefator!
Afinal, por que escolher um calefator?
Comparando o calefator com a lareira convencional, podemos perceber que há diferenças bem consideráveis. Com uma breve análise já é possível perceber que o calefator é muito superior à lareira. Veja tabela abaixo:
Confira: Os 7 motivos para ter um calefator!
O calefator é fabricado em chapa de aço com uma porta de vidro termo cerâmico de abertura lateral, permitindo a emanação de calor através do vidro e da estrutura metálica.
A tecnologia do calefator também faz com que o consumo de lenha seja mais proveitoso. Além disso, esquenta muito mais do que a lareira convencional, produzindo um aquecimento mais eficiente, mais duradouro e que abrange todo o ambiente. Saiba mais no artigo Calefator esquenta mais do que a lareira tradicional?
Você também pode escolher entre o calefator de livre posição ou de embutir.
Tabela comparativa: lareira calefator x lareira convencional
Com base em todas as informações contidas neste artigo, montamos uma tabela comparativa para que você possa visualizar de maneira simples e prática todas as diferenças entre o calefator e a lareira convencional. Confira!
CALEFATOR DUPLA COMBUSTÃO | LAREIRA CONVENCIONAL |
---|---|
Fechado com vidro termo cerâmico de alta resistência | Aberta sem proteção entre a caixa de queima e o ambiente |
Sistema de dupla combustão | Combustão comum |
Não libera fuligem e cinzas no ambiente | Solta fuligem e cinzas |
Não libera cheiro de fumaça | Pode liberar cheiro de fumaça |
Controle da entrada de ar na queima | Sem controle da entrada de ar |
Sistema de calefação otimiza a liberação de calor | Sem sistema de calefação |
80% de eficiência e rendimento | 10% de eficiência e rendimento |
Não necessita de supervisão | Precisa ser supervisionada durante toda queima |
Produto ecológico com alta redução de gases | Produto não ecológico porque emite muitos poluentes |
Menor consumo de lenha com alto rendimento | Maior consumo de lenha e maior custo |
Aquecimento mais eficiente e prolongado | Aquecimento ineficiente |
O objetivo desta comparação é pontuar as características de cada produto e explorar suas capacidades térmicas a fim de observar o que a lareira convencional e o calefator têm de diferente e o que podem proporcionar para melhorar o seu bem-estar durante o inverno.
Conclusão
Os calefatores são incomparáveis na hora de deixar a casa quentinha, cumprindo com o propósito de forma primorosa. A casa fica perfeita para toda família, com mais conforto, beleza e aconchego. Além de ser mais sustentável!
Com o foco em desenvolver mais e mais tecnologia e inovações para tornar a sua experiência cada vez melhor, o calefator proporciona à sua casa a possibilidade de ter um produto que realmente cumpra o que promete, gerando um aquecimento residencial que surpreende e apaixona.
Você deseja ter um calefator na sua casa? Faça um orçamento gratuito:
Baixe também nosso E-book Calefatores de A a Z e saiba mais sobre esse moderno sistema de aquecimento.
O calefator é um verdadeiro sonho de consumo!!!
Ótimo texto!