Fogões a Lenha

Entenda como funciona um fogão a lenha de dupla combustão

fogão a lenha de dupla combustão

O fogão a lenha de dupla combustão é um produto desenvolvido com tecnologia de ponta para ter um alto rendimento, produzindo fogo com mais eficiência e qualidade. Entenda como isso é possível!

O fogão a lenha é um utensílio comum em muitas casas, mas agora esse aparelho antigo se transformou em um utensílio moderno, mais bonito e mais funcional por causa de uma nova tecnologia.

Essa tecnologia é que faz toda a diferença para que a produção calorífica ganhe maior potência, tornando o fogão a lenha de dupla combustão também uma peça ecológica.

Nos próximos parágrafos vamos abordar mais sobre isso. Confira!

Por que é considerado um fogão a lenha ecológico?

Devido a tecnologia aplicada em seu desenvolvimento, chamada de dupla combustão, o fogão a lenha moderno é um produto incomparável, garantindo muitos benefícios na produção de calor e preparo de alimentos.

Com essa inovação, o fogão a lenha deixou de ser um utensílio antiquado para se tornar uma peça moderna e bem arrojada, combinando perfeitamente com os eletrodomésticos mais modernos e atuais.

Além disso, a tecnologia da dupla combustão faz com que o produto seja um fogão ecológico, com uma taxa mínima na emissão de gases poluentes, fazendo, assim, com que o fogão a lenha de dupla combustão não seja nocivo ao meio ambiente.

Talvez você esteja pensando “Mas, afinal, o que é dupla combustão?”, por isso, agora vamos explicar o que é e como funciona essa tecnologia.

Entenda o processo de dupla combustão

A tecnologia da dupla combustão é um processo voltado ao rendimento na hora de transformar a lenha em fogo.

Esse processo acontece dentro da caixa de queima do fogão e potencializa a combustão da lenha, gerando aquecimento com a máxima eficiência. Como o próprio termo indica, o fogão a lenha de dupla combustão realiza dois tipos diferentes de combustão.

Ilustração do sistema de dupla combustão
Processos da tecnologia de Dupla Combustão
Imagem: Liv Aquecimento

1ª combustão: é a combinação da lenha com o ar primário que gera o fogo. Conforme o fogo consome a lenha, ele vai liberando alguns gases provenientes da queima (como em qualquer fogão a lenha).

2ª combustão: esses gases liberados na primeira combustão ficam alojados em uma peça dentro da caixa de queima e a combinação desses gases mais o ar secundário faz acontecer a segunda combustão.

Assim, ao invés de liberar os gases no ambiente, como a maioria dos fogões a lenha, ele utiliza esses gases para potencializar ainda mais a produção calorífica do produto.

Observe na imagem abaixo:

Ilustração da Dupla Combustão no calefator a lenha
Ilustração da dupla combustão acontecendo na caixa de queima.
Imagem: reprodução/internet

A dupla combustão ocorre quando a temperatura interna ultrapassa os 350º C (trezentos e cinquenta graus Celsius) e o resultado é de 70 a 80% mais eficiência em aquecimento e rendimento da lenha, em comparação com o fogão a lenha tradicional que faz apenas a primeira combustão.

Além disso, o fogão a lenha de dupla combustão libera de 3 a 12 gramas de partículas poluentes no ar, já o fogão a lenha tradicional libera entre 40 e 120 gramas. Toda essa qualidade e eficiência é possível por causa do sistema de calefação, e é sobre ele que vamos falar a seguir. Saiba mais!

Sistema de calefação: o que é e para que serve

O sistema de calefação permite a circulação do ar quente num circuito fechado, impedindo que o calor escape pela chaminé. Na parte interna superior da caixa de queima, o calefator possui uma peça chamada de templador, que ajuda a manter esse circuito e é responsável pelo processo da dupla combustão.

O templador é a peça que realiza a dupla combustão. Ele fica alocado na parte interna superior da caixa de queima e é nele que se acumulam os gases gerados pela primeira queima da lenha.

Ilustração de como instalar o templador do calefator
Ilustração de um templador sendo instalado.
Imagem: Liv Aquecimento

A câmara de queima do fogão a lenha de dupla combustão é hermeticamente fechada, com uma porta de vidro termo cerâmico, e possui vedação com um cordão de fibra cerâmica, popularmente chamado de gaxeta (uma espécie de corda feita de material não inflamável), fazendo com que o sistema de calefação funcione sem gerar nenhum risco.

Calefator de dupla combustão - Ilustração do processo de emanação de calor através do corpo do calefator
Ilustração do Sistema de Calefação interna.
Imagem: reprodução/internet.

A união dessas duas tecnologias, a dupla combustão e o sistema de calefação, faz com que seja um equipamento de alto rendimento. Um produto nacional desenvolvido com o que há de mais atual na tecnologia europeia.

Além de ter todas as funções de um fogão a lenha e cumprí-las de maneira primorosa, o fogão a lenha de dupla combustão também atua como um poderoso calefator, aquecendo ambientes com até 245m³.

Conclusão

Com o fogão a lenha de dupla combustão você pode ter a cozinha dos sonhos com todo conforto térmico que merece, sem abrir de um ambiente moderno e bem decorado.

4 thoughts on "Entenda como funciona um fogão a lenha de dupla combustão"

  1. JOSÉ Lopes disse:

    Qual a durabilidade desse fogão?

  2. Sergio Souza Prestes disse:

    Bom dia, para o fogão a lenha Liv802 eu consigo utilizar um duto de entrada de ar externo da casa para fazer a alimentação do fogo da mesma forma que eu faço com os calefatores ou a entrada de ar é exclusivamente pela grade frontal e consequentemente do ambiente que o fogão está instalado?

  3. Rose Sanchez disse:

    Gostei de tudo, menos de saber que só existem 2 cores! POR QUE vcs não fazem na cor preta??

    1. Luciele Alves disse:

      Oii Rose, a cor grafite é um grafite bem escuro que parece preto.

Os comentários estão fechados.