Calefatores, Insertos

Conheça os 5 tipos de lareira mais vendidos no Brasil

Tipos de Lareira - as lareiras mais vendidos no Brasil

Faltam poucos meses para o início do inverno e você já está pensando em adquirir uma lareira para ter uma casa mais quentinha? Para te ajudar a escolher, vamos mostrar os 5 tipos de lareiras mais vendidos no Brasil. Confira!

É ideal que você faça a instalação de uma lareira antes do inverno chegar, durante o verão ou outono, explicamos todos os porquês no post Não espere o inverno chegar para comprar sua lareira.

Quando chega a hora de escolher uma lareira sempre aparecem muitas dúvidas porque existem vários modelos diferentes no mercado. Pensando nisso, separamos os 5 tipos de lareiras mais vendidos no Brasil e vamos falar um pouquinho sobre cada um deles, a fim de ajudar você a escolher a melhor lareira para sua casa. Confira abaixo:

1. Lareira ecológica

É aquele tipo de lareira que utiliza etanol como combustível para gerar calor. Como não faz queima de lenha, ela dispensa a instalação de chaminé, sendo um modelo fácil e prático para ter em casa. Além disso, a lareira a etanol pode ser portátil, possibilitando que seja transportada para vários cômodos da casa.

É uma lareira muito boa para quem mora em apartamento pequeno e pode ser encontrada em modelo fechado. Está disponível na maioria das lojas de varejo, inclusive e-commerce.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Não precisa de instalação e pode ser portátil.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

O alto preço por litro de etanol e potência de aquecimento mediana.

2. Lareira aberta

Este modelo é mais semelhante à lareira de alvenaria em alguns pontos, usando a combustão a lenha para gerar calor e sendo aberta na parte frontal. Porém, a lareira aberta é fabricada em aço carbono, bem mais leve e não precisa de pedreiro para construção, afinal, a instalação pode ser feita com arremate no teto, sendo realizada por um profissional qualificado.

Por ser aberta, o aquecimento é mais dissipado e boa parte do calor escapa pela chaminé, além de produzir muita fumaça e ter o risco de liberar cinzas e fuligem no ambiente. Este tipo de lareira também facilmente encontrada em lojas de varejo.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Valor de investimento razoável e média mão de obra para instalação.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Aquecimento pouco eficiente e alto consumo de lenha.

3. Lareira a Gás

Assim como a lareira ecológica, a lareira a gás também dispensa o uso de lenha e dutos de exaustão. Esse tipo de lareira pode ser encontrada em dois modelos: com pedras vulcânicas sobre os queimadores ou com lenhas de cerâmica refratárias.

Além disso, a lareira a gás não necessita de limpeza após o uso, pois não acumula nenhum resíduo proveniente da queima.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Botão para acendimento rápido e não produz sujeira.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Despesa de uso mais elevadas e inutilização caso haja falha no abastecimento de gás.

4. Inserto ou lareira embutida

É um tipo de lareira a lenha, mas com design muito diferenciado, sendo embutida na parede.

Um produto de aquecimento que tem máxima eficiência na geração de calor, devido à tecnologia da dupla combustão, um sistema que potencializa o calor e faz a lenha render mais, gerando mínima emissão de poluentes. Além de ser fabricado com porta de vidro termo cerâmico importado da Alemanha.

Outra coisa que o inserto exige, é um maior cuidado quanto ao revestimento da parede.

Inserto de Dupla Combustão Liv202 - Imagem de uma sala de estar com inserto liv aquecimento
Inserto 600 de Dupla Combustão LIV202

O inserto é uma lareira de alto padrão, moderna e sofisticada, com forte apelo decorativo, deixando o ambiente mais requintado. Esse produto pode ser encontrado principalmente em lojas especializadas em produtos de aquecimento.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Aquecimento 100% eficiente e possibilidade de direcionar o calor para outros cômodos da casa através de calefação.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Instalação mais complexa e investimento mais elevado.

Recomendamos que você também leia o post 4 motivos para ter uma lareira insertável

5. Calefator a lenha

O calefator a lenha é um tipo de lareira muito semelhante ao inserto em questão de sistema, tecnologia e fabricação, porém há grandes diferenças em relação ao design do produto. Diferente do inserto que é embutido, o calefator é de livre posição, ficando com toda a estrutura a mostra e ocupando espaço dentro do ambiente.

Calefator de Dupla Combustão Liv415 - Imagem de uma sala de Estar com Calefator Liv Aquecimento instalado
Calefator a lenha de Dupla Combustão Imperial LIV415

O calefator usa lenha como combustível, e tem um consumo de alto rendimento, devido à tecnologia da dupla combustão. Para que o aquecimento do calefator seja de máxima eficiência, é importante que você use o tipo de lenha mais indicado para calefator e inserto.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Máxima eficiência em aquecimento do ambiente, alto rendimento de lenha e produto fechado hermeticamente, o que dá maior segurança.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Necessita de instalação com dutos.

Os insertos e calefatores da LIV possuem tecnologia de ponta e um sistema interno que gera máximo aproveitamento da capacidade de aquecimento do produto. A porta possui frente em vidro de cristal termo cerâmico que suporta temperaturas acima dos 900 ºC (novecentos graus Celsius). Assim, temos uma tecnologia europeia em um produto 100% nacional.

Conclusão

Na hora de escolher o melhor tipo de lareira para sua casa, leve em consideração aquilo que você julga mais importante, como qualidade no aquecimento, tecnologia, tipo de combustível. Além disso, considere também o seu espaço e necessidade, por exemplo, se você mora em um apartamento pequeno, a lareira etanol pode ser uma ótima opção.

Já se você mora em uma casa maior, o calefator a lenha será excelente. E se você está construindo ou reformando, pode apostar em um inserto que não tem erro.

Não tem nada melhor do que uma casa aconchegante e quentinha durante o inverno, por isso, vale a pena investir em um produto de aquecimento.

Faça um orçamento: