O calefator de dupla combustão foi desenvolvido com qualidade e eficiência para gerar calor de maneira mais inteligente, segura e ecológica. Saiba mais!
O calefator de dupla combustão é um sistema de aquecimento planejado com tecnologia de última geração para aproveitar a máxima capacidade da produção calorífica. Com um sistema controlado que potencializa a queima de lenha, o calefator aquece os ambientes de forma completa, sendo um dos melhores produtos no mercado brasileiro.
Durante o inverno, mesmo nos dias com temperaturas negativas, o calefator tem extrema eficiência na produção calorífica, muito superior ao aquecimento gerado pela lareira tradicional. Além disso, o calefator a lenha possui um design moderno e charmoso, agregando mais beleza e sofisticação ao seu ambiente. O calefator ainda possui outros benefícios, por isso, vamos listar todos eles abaixo. Leia e confira!
O calefator de dupla combustão ainda possui outros benefícios que tornam o lar ainda mais acolhedor. Assim, vamos listar todos eles abaixo. Leia e confira!
Benefícios do calefator de dupla combustão
Calefatores são equipamentos que possuem vantagens únicas quando comparados a outros sistemas de aquecimento. Investir em um calefator traz os seguintes benefícios:
- Sistema de aquecimento inteligente, seguro e ecológico
- Maior rendimento no consumo de lenha
- Mínima emissão de gases poluentes no meio ambiente
- 70% a 80% mais eficiência em aquecimento
- Maior controle na queima através da entrada de ar regulável
- Economia com a compra de lenha
- Durabilidade e resistência de um produto feito em aço carbono
- Vitrocerâmicos de fabricação e qualidade alemã
- Gera pouca cinza simplificando a limpeza
- Não gera cheiro de fumaça pela casa
- Não espalha fuligem dentro do ambiente
Como o calefator a lenha conta com um sistema de alto padrão, ele combina o seu funcionamento eco-amigável com um aquecimento incomparável, tornando os ambientes mais agradáveis e proporcionando maior bem-estar aos moradores.
Desenvolvido com tecnologia europeia, o calefator aquece ambientes com maior rendimento, pois queima tanto a lenha quanto o gás proveniente dessa queima. Este processo é chamado de dupla combustão ou combustão completa.
Entenda como funciona o processo de dupla combustão
A dupla combustão é um processo que acontece dentro da caixa de queima do calefator e potencializa a queima da lenha gerando o aquecimento do ambiente com a máxima eficiência.
Ocorre quando a temperatura interna ultrapassa os 350 graus Celsius. Com essa alta temperatura, o templador (peça dentro caixa de queima) já absorveu os gases gerados pela primeira queima da lenha, entrando em combustão novamente, ou seja, queimando também esses gases.
Assim, o calefator realiza o que chamamos de segunda combustão, garantindo o máximo aquecimento que o produto tem capacidade de gerar.
Observe o processo visualmente na imagem abaixo:
Os calefatores de dupla combustão são mais sustentáveis, por isso, não geram danos à saúde das pessoas e do meio ambiente. Pois, como os gases tóxicos gerados pela primeira queima entram em combustão novamente, a liberação de emissores pela chaminé é mínimo perante qualquer outro sistema de aquecimento que não realiza a segunda combustão.
Portanto, os calefatores de dupla combustão são produtos eco-amigáveis e benéficos para as pessoas e para o meio ambiente.
O resultado em comparação com outros calefatores que fazem apenas a combustão primária é de 70 a 80% mais eficiência em aquecimento, rendimento da lenha e conforto no ambiente.
Além disso, o calefator com sistema de dupla combustão libera de 3 a 12 gramas de partículas poluentes no ar, já os aparelhos normais liberam entre 40 e 120 gramas. Isso não dispensa a necessidade de limpeza na chaminé, mas como produz menos fuligem, os tubos estarão em melhores condições por mais anos.
Sistema de calefação: o que é e para que serve
O sistema de calefação permite a circulação do ar quente num circuito fechado, impedindo que o calor escape pela chaminé. Na parte interna superior da caixa de queima, o calefator possui uma peça chamada de templador*, que ajuda a manter esse circuito e é responsável pelo processo da dupla combustão.
O templador é a peça que realiza a dupla combustão. Ele fica alocado na parte interna superior da caixa de queima e é nele que se acumulam os gases gerados pela primeira queima da lenha.
A câmara de queima do calefator de dupla combustão é hermeticamente fechada e possui vedação com um cordão de fibra cerâmica, popularmente chamado de gaxeta (uma espécie de corda feita de material não inflamável), fazendo com que o sistema de calefação funcione sem gerar nenhum risco.
A união dessas duas tecnologias, a dupla combustão e o sistema de calefação, faz com que o calefator a lenha esquente muito mais que uma lareira tradicional. E mesmo que o calefator necessite ser bem abastecido, o rendimento dele é mais proveitoso e eficiente, por isso o calefator consome menos lenha.
Como escolher o tamanho de calefator ideal para cada ambiente?
O calefator a lenha pode aquecer ambientes bem grandes, abrangendo espaços com até 520m³ (quinhentos e vinte metros cúbicos). Assim, existem calefatores de diversos tamanhos como pequeno, médio, grande e extra grande cada um com uma capacidade de aquecimento diferente.
Portanto, o calefator ideal é aquele que corresponde à sua necessidade, mediante a metragem do ambiente onde ele será instalado. As medidas são calculadas em metros cúbicos, por isso, vamos ensiná-lo a fazer este cálculo. Confira abaixo!
Multiplique o comprimento pela largura, o que vai gerar o valor da área bidimensional. Este valor deve ser multiplicado pela altura, o que vai proporcionar a medida cúbica, que é tridimensional.
Comprimento x Largura x Altura = Metros Cúbicos Ambiente
Exemplo de cálculo:
4m (comprimento) x 6m (largura) x 3m (altura) = 72m³
Sabendo a metragem do ambiente, é possível encontrar o calefator a lenha ideal para aquele espaço. Além disso, também é importante você saber como conservar o seu aparelho para que ele tenha a durabilidade estendida. É sobre isso que vamos abordar agora!
Calefator a lenha: como fazer a instalação
Agora que você já sabe como medir o ambiente, existem algumas exigências quanto a instalação do calefator que também devem ser levadas em consideração. Os calefatores têm um sistema específico de funcionamento, por isso, a instalação é composta por processos que possuem suas particularidades.
Localização
Quanto ao local onde o calefator será instalado, aconselhamos que o produto fique o mais perto do centro do ambiente que você deseja aquecer. Isto é importante para que a distribuição de calor fique mais equilibrada. Caso não seja possível, pense em um espaço onde o calefator possa espalhar o calor para todo o ambiente.
Proteção
Como o calefator aquece muito, o seu material externo também acaba aquecendo, por isso existem alguns cuidados para a proteção. Caso o piso da sua casa seja de madeira, carpete ou plástico, uma placa de metal ou outro material resistente ao calor deve ser instalado no chão sob o calefator.
A maioria das pessoas costuma colocar uma placa de mármore ou granito no lugar onde o calefator será instalado, mesmo quando a casa tem piso frio, isso porque a elevação contribui para expandir o calor e também conservar o piso.
Outros aspectos para a instalação:
- Averiguar se o piso pode suportar o peso do equipamento e realizar um isolamento adequado, caso seja necessário;
- As conexões externas devem ser rebitadas e vedadas com silicone para alta temperatura;
- Analisar se o ambiente de instalação do calefator possui ventilação adequada, com entrada de ar, evitando a instalação em ambientes com a presença de dutos de ventilação coletiva, exaustores, aparelhos a gás, bombas de calor ou a presença de aparelhos que possam gerar pressão negativa no ar;
- A instalação deve ser feita com algerosa ou rufo no telhado, evitando possíveis vazamentos;
- As juntas do cano principal devem ser feitas de modo que a parte superior seja inserida no interior. No cano duplo é o contrário, a seção inferior deve ser inserida na parte superior;
- As seções do cano principal e cano duplo devem ser fixadas entre si com três parafusos ou rebites de aço inoxidável;
- As juntas do cano principal devem ser feitas de modo que a parte superior seja inserida no interior. No cano duplo é o contrário, a seção inferior deve ser inserida na parte superior;
- A instalação do chapéu deve ser feita a pelo menos 60 cm do ponto mais alto do telhado.
Atenção! A instalação deve ser realizada por um profissional qualificado, seguindo as instruções contidas no manual que acompanha o produto.
Dicas importantes para a limpeza e manutenção do calefator a lenha
Uma grande vantagem do calefator de dupla combustão, é que ele pode ser limpo sem a necessidade de desmontar a instalação. Com a retirada do templador e do chapéu canhão, você pode fazer a limpeza do equipamento tranquilamente.
Remoção das cinzas
Empurre pedaços de madeira e carvão para a parte de trás da caixa de queima. Com uma pequena pá, retire as cinzas soltas e coloque em um recipiente apropriado. Não remova as cinzas com o calefator quente ou com a lenha em brasa. Lembre-se que as brasas podem permanecer acesas por até 36 horas, por isso, recomendamos que a limpeza seja feita após este período de tempo.
Limpeza do vidro
O vidro pode manchar com o uso indevido de lenha úmida, portanto, use apenas lenha seca. Quando o calefator estiver frio, limpe o vidro com um pano úmido em água. Não utilize elementos abrasivos ou produtos químicos.
Limpeza da tubulação
Recomendamos a vistoria e limpeza da tubulação a cada estação, pois este é o local onde animais costumam construir seus ninhos, colmeias e similares. Pode criar-se também, o acúmulo de resíduos da queima ocasionando obstrução dos dutos. Esta limpeza deve ser realizada por um profissional.
Confira todos os detalhes neste post como fazer a limpeza e manutenção do calefator!
Se você fizer a manutenção e limpeza da forma correta, o seu calefator vai manter-se com máxima eficiência e rendimento para aquecer o ambiente, prolongando ainda mais a durabilidade do seu produto.
Quais os tipos de lenha mais indicados para o calefator?
Como em qualquer produto de aquecimento, o calefator de dupla combustão também requer alguns cuidados no tipo de lenha para fazer o fogo. Primeiramente, deve-se utilizar lenha seca, pois lenhas úmidas provocam fumaça e não geram brasas.
O calor do calefator é regido, não somente pelo controle de ar, mas também pelo tipo de lenha, umidade e qualidade da madeira na caixa de fogo. Por isso, a madeira mais dura é melhor como combustível.
O ideal é alimentar o fogo aos poucos, a fim de manter a brasa constante na caixa de queima. Sem produzir labaredas muito altas, pois elas significam desperdício de energia calorífica.
Não indicamos o uso de nó de pinho e pinus, pois podem causar obstrução da chaminé e acúmulo de resíduos da queima. Recomendamos as lenhas de reflorestamento, como acácia negra e eucalipto.
Com o tipo de lenha mais adequado (veja neste post), o calefator a lenha tem um tempo de vida ainda mais extenso, pois isso reduz a fuligem e cinzas no aparelho. É claro que não dispensa a necessidade de limpeza na chaminé, mas como produz menos fuligem, os tubos estarão em melhores condições por mais anos.
Confira também os 7 motivos para ter um calefator.
Conheça os calefatores da liv
A Liv Aquecimento fabrica calefatores de dupla combustão com tamanhos variados, que cobrem ambientes de até 520m³ (quinhentos e vinte metros cúbicos).
Fabricados com a melhor matéria prima do mercado, os calefatores Liv são feitos com o corpo de aço carbono e com portas de vitrocerâmicos importados da Alemanha, resistentes a temperaturas superiores aos 900 graus Celsius.
Tecnologia européia em um produto 100% nacional!
Veja alguns modelos:
Aproveite também para conhecer o Catálogo de produtos Liv Aquecimento.
Calefator com forno: uma grande novidade
O novo lançamento da Liv combina a eficiência e tecnologia do calefator com a funcionalidade do forno a lenha, criando um equipamento perfeito para deixar a sua casa mais agradável e convidativa.
Você aquece a sua casa com toda a capacidade calorífica do calefator e ainda pode preparar deliciosos alimentos assados, aproveitando ainda mais o calor gerado pela queima da lenha. Como a parte inferior do forno é feito de pedra, você pode preparar alimentos direto sobre a pedra.
Conheça mais sobre o produto neste post Calefator de dupla combustão com forno.
Veja aqui onde comprar os calefatores Liv!
Conclusão
Os calefatores de dupla combustão são os melhores produtos para aquecimento de ambientes, tanto em rendimento quanto em sustentabilidade.
Se você quer aquecer a casa com eficiência, economia e de maneira saudável para toda a família, invista em um calefator de dupla combustão que não tem erro.
Quer saber mais sobre calefatores?
Baixe o E-Book Calefator de A a Z e conheça tudo sobre calefatores.
Pode/é recomendado usar pedra vulcânica?
O calefator funciona mesmo e deixa o ambiente bem quentinho. É maravilhoso!
Calefator dupla combustão esquenta muito e a longo prazo é mais econômico em lenha se a gente compara com a lareira construída. E esquenta mesmo!