Chalés/Pousadas/Airbnb

Loja de móveis: produto sazonal para aumentar vendas

Como aumentar vendas em Loja de Móveis - gráfico com aumento na estatística

Os produtos sazonais podem atrair mais clientes e aumentar vendas da sua loja de móveis. Leia e saiba como aderir essa estratégia!

Com uma economia instável, a maioria dos consumidores já mudou os hábitos de compra, talvez você até tenha sentido isso no fluxo de vendas da sua empresa. A tendência do consumidor é cortar o que é supérfluo e aumentar o intervalo entre as compras, pensando cada vez mais antes de colocar a mão no bolso.

O sonho de toda empresa é vender bem em todas as épocas do ano, mas como o mercado e o comportamento do consumidor mudam com as tendências, muitas empresas estão ofertando produtos sazonais para manter a lucratividade em períodos de menor procura.

O que é produto sazonal?

Sazonal é um adjetivo que diz respeito ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Portanto, o produto sazonal é aquele que tem uma grande demanda em certas épocas do ano.
Vendedor em uma loja de móveis
Vendedor em uma loja de móveis.
Imagem: reprodução/internet.

Um ponto muito positivo para uma loja de móveis é que não lida diretamente com essa questão, pois móveis são uma demanda constante. Ainda assim, também existem altos e baixos no mercado moveleiro. E, para contornar esse desafio, os gestores estão apostando nos produtos sazonais.

Por que apostar no produto sazonal como estratégia de negócio?

Usar a sazonalidade a favor dos negócios é um tino comercial que está transformando a realidade de muitas empresas, inclusive loja de móveis e decoração.

Com essa estratégia é possível fomentar as vendas, atraindo mais clientes para sua empresa. É claro que móveis são um atrativo em qualquer época do ano, mas algumas novidades pontuais podem despertar ainda mais o desejo de compra dos consumidores.

loja de móveis - quebra-cabeça com as palavras em inglês Business Strategy
Estratégia de Negócio para loja de móveis.
Imagem: reprodução/internet

Você deve partir do conceito de que a sua loja de móveis deve oferecer mais do que o cliente espera, ou seja, mais do que apenas móveis. Uma pergunta que você pode fazer a si mesmo é a seguinte: o que o consumidor está precisando e que minha loja pode oferecer como solução?

Sob esta perspectiva, vamos analisar o comportamento sazonal dos consumidores.

Pense bem, no verão, as pessoas querem se refrescar, então a sua loja de móveis pode vender piscinas infláveis e de plástico, ventiladores, umidificadores de ar e ar condicionados.

Já no inverno, as pessoas querem se aquecer, então a sua loja de móveis pode oferecer soluções em aquecimento, como lareiras de alto rendimento e calefatores de dupla combustão.

O retorno financeiro com os produtos de verão não são tão expressivos, salvo pelos umidificadores e ar condicionados. Mas os produtos de inverno trazem um retorno bem maior, pois são equipamentos com grande valor de venda.

Entenda como aumentar vendas com produtos sazonais de inverno

Com os produtos sazonais, principalmente os de inverno, a sua loja de móveis oferece aos clientes muito mais do que eles esperam, fomentando mais as suas vendas e conquistando a preferência do cliente.

É uma estratégia de negócio excelente e válida, da mesma forma, o marketing digital também é uma ferramenta importante e eficiente para aumentar vendas.

Agora, vamos dar dicas para ter mais lucratividade com os produtos sazonais na sua loja de móveis. Confira!

Loja de móveis compactos

Se você tem uma loja de móveis compactos pode incorporar os produtos sazonais, como calefatores e lareiras, no seu catálogo e oferecer aos seus clientes junto com os demais móveis.

Também pode fazer uso do showroom ou vitrine para compor cenas que inspirem o desejo do seu cliente, como uma sala com lareira, sofás e mesa de centro. Um ambiente bonito, aconchegante e confortável que faça o cliente ter vontade de ter todos esses elementos em casa.

Ambiente com Calefator Liv Aquecimento produto sazonal
Soluções em aquecimento como produto sazonal.
Imagem: Liv Aquecimento.

Além de vender os produtos sazonais, você pode usá-los para chamar atenção do cliente aos seus móveis.

Outra forma de aumentar vendas é fazer combos de ofertas e descontos, com formas de pagamento mais acessíveis. Tudo isso são ferramentas para captar novos clientes e com o Blog Liv você pode desenvolver argumentos para vender muito esses produtos.

Loja de móveis planejados

Se você tem uma loja de móveis planejados pode oferecer soluções de aquecimento para os clientes que estão projetando ambientes. A sua loja pode oferecer ambientes planejados já com lareiras ou calefatores no projeto, por exemplo.

E mesmo que esses produtos sejam sazonais, você pode oferecer durante o ano todo, porque o cliente pode projetar o móvel já com a lareira embutida.

Com o material de apoio do Blog Liv, você pode conhecer bem esses produtos e desenvolver argumentos de venda para convencer o seu cliente dos benefícios de projetar os ambientes já com produtos de aquecimento, deixando a casa perfeita para o inverno.

Além de oferecer projetos lindos e exclusivos, a sua loja de móveis planejados estará oferecendo mais conforto e bem-estar aos seus clientes, ajudando-os com soluções para uma casa mais aconchegante.

Mais do que isso, se a sua loja trabalha com móveis planejados de alto padrão, os calefatores ajudarão a enriquecer ainda mais a beleza e sofisticação dos seus projetos, pois os calefatores possuem um design moderno e luxuoso.

Veja aqui os benefícios de vender produtos de aquecimento.

Conclusão

Em regiões onde o frio é rigoroso, as soluções em aquecimento são produtos sazonais que podem aumentar as vendas de forma expressiva durante o inverno. Sendo assim, são excelentes opções para valorizar a sua loja de móveis.