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3 erros comuns na gestão em loja de material de construção

Loja de Material de construção - imagem de uma loja de materiais de construção

As lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo no Brasil. Um dos fatores essenciais para esse crescimento foi a expansão da construção civil nos últimos anos, como o surgimento de muitos condomínios residenciais.

Segundo um levantamento do jornal Estadão, as vendas no varejo de materiais de construção cresceu cerca de 7,5% em 2018.

Esse crescimento significativo formou um cenário cada vez mais disputado pelas empresas, ampliando a concorrência. Por isso, não basta oferecer o básico, é necessário ter um diferencial, algo a mais para ganhar a preferência do consumidor.

Considerando alguns pontos importantes na gestão de uma empresa, preparamos este artigo visando soluções para deixar a sua loja de materiais de construção mais eficiente e lucrativa.

Como administrar uma loja de material de construção?

Loja de material de construção - Imagem com o desenho de uma lâmpada
Imagem: aliancaempreendedora.org

Uma loja do ramo de construção é um negócio voltado essencialmente à venda de materiais para reformas e construções. Desta forma, a loja deve oferecer desde os materiais mais básicos como tijolo, cimento e telhas, até os materiais mais ricos como acabamentos, luminárias, pisos, etc.

Mas isso, qualquer loja de material de construção oferece. Então, o que a sua loja tem de diferente?

Essa é uma pergunta que você precisa se fazer, e a resposta pode gerar insights (ideia/iluminação) de soluções para tornar a sua empresa diferenciada da concorrência.

O mercado da construção civil está cada vez mais amplo e a disputa pela preferência do consumidor torna-se uma corrida sem fim. Mas, a empresa que se prepara e oferece um serviço mais completo e com mais qualidade, ganha o cliente.

Uma boa administração é aquela que consegue enxergar os problemas e solucioná-los de maneira efetiva. Portanto, para ajudar você nesse processo, vamos expor e desenvolver soluções para 3 erros comuns cometidos por gestores de lojas de materiais de construção.

1. Não investir em marketing digital

Loja de material de construção - Imagem de uma pessoas ilustrando o Marketing Digital
Imagem: lerablog.org

A sua empresa ainda não está no meio digital? Então mude isso hoje mesmo!

De acordo com a Pesquisa TIC Empresas 2017, 55% das empresas afirmaram possuir um website e a proporção de empresas que possuem perfil nas redes sociais chega a 70%. Ou seja, ter uma presença online é primordial para o seu negócio.

Toda empresa do varejo depende do fluxo de vendas para se manter, portanto, alcançar mais clientes é fundamental para a saúde do negócio.

Algo que você, como gestor, precisa entender é que a sociedade atual não se comporta mais como há 5 anos atrás. A internet revolucionou o comportamento das pessoas, principalmente o hábito de compra. Hoje, eles procuram tudo — absolutamente tudo — na internet.

Se a sua empresa não está no meio digital, então não será encontrada, e isso a coloca vários níveis abaixo do concorrente que está presente na internet.

Como um canal de muitas oportunidades, a internet proporciona o alcance de clientes através do posicionamento de marca, ampliação de acesso ao mercado para divulgação dos seus produtos, construção de um relacionamento mais estreito com o cliente e expansão das vendas.

A internet conta com muitas ferramentas, uma delas é o inbound marketing, um método para atrair novos clientes de maneira sólida e consistente. Este processo é composto de 4 etapas:

Cada etapa possui suas ferramentas e estratégias. Observe a ilustração:

Loja de material de construção - Diagrama de ilustração da estratégia de Inbound Marketing
Imagem: neilpatel.com

Contando com o trabalho de uma agência de marketing digital, a sua empresa pode alcançar grandes resultados.

Solucionar o problema da ausência digital já é um grande passo, mas ainda tem outros dois erros de gestão muito comuns que precisamos analisar. Então, vamos lá!

2. Não contar com bons fornecedores

Loja de material de construção - imagem monstrando um aperto de mão entre duas pessoas
Imagem: reabilit.com.br

Alguma vez aconteceu de você perder um cliente porque o seu fornecedor cometeu falhas?

Outro erro que pode ser fatal para a sua empresa é não contar com bons fornecedores.

O caminho mais simples para localizar bons fornecedores é na internet (olha ela aqui de novo!). Outras opções é pegar indicação com pessoas do ramo da construção e participar de feiras e eventos.

O fornecedor, mais do que tudo, é um parceiro de negócio, pois as duas empresas andam juntas. É um relacionamento lucrativo para ambas. Contudo, se a sua empresa não tiver parceiros de confiança e responsabilidade, isso pode prejudicar o seu negócio.

Um exemplo bem corriqueiro é o problema de logística, ou seja, atraso na entrega dos produtos. O cliente que está construindo ou reformando conta com a entrega dentro do prazo preestabelecido, pois muitas vezes ele depende deste produto para dar seguimento a sua obra.

O mínimo que o cliente espera é o cumprimento de prazos e este tipo de problema faz com que o seu negócio perca o cliente (e talvez muitos outros, pois este cliente vai reclamar da sua empresa para amigos, conhecidos e familiares, construindo uma imagem negativa para sua empresa).

Outros pontos consideráveis são a qualidade, suporte técnico, eficiência, exigências contratuais, enfim, tudo que envolve os fornecedores e seus produtos. A sua empresa precisa contar com bons parceiros para evitar qualquer problema que o faça perder o cliente.

3. Não oferecer mais do que o necessário

Loja de material de construção - Imagem de um homem escolhendo produtos em uma loja de material de construção
Imagem: leroymerlin.com.br

Como citamos anteriormente, uma loja de materiais de construção é um comércio que essencialmente oferece produtos para obras de reformas e construções. Porém, muitas oferecem apenas isso. E aqui está outro erro.

A sua empresa precisa oferecer mais do que o necessário. Além dos materiais mais comuns para uma obra, você precisa pensar nos outros produtos que o seu cliente pode querer e que provavelmente compraria em outro lugar.

Faça o seu cliente sentir que na sua loja ele pode conseguir tudo o que precisa, sem a necessidade de se deslocar em vários comércios e perder mais tempo. Acrescente valor ao seu negócio, proporcionando uma ótima experiência de compra. Isso vai gerar muitos resultados para o aumento das vendas e da sua lista de clientes também.

Ofereça uma vasta opção de produtos e prepare-se para expandir seus negócios!

Você trabalha com soluções para aquecimento de ambientes?

Loja de material de construção - Imagem de um calefator Liv Aquecimento
Imagem: Calefator Liv Aquecimento

Se a sua loja de materiais de construção fica localizada na região Sul e Sudeste do país, onde o inverno é mais rigoroso, é fundamental oferecer soluções em aquecimento.

Hoje em dia, com as construções mais modernas e preocupadas com o ecossistema, são poucos que escolhem ter lareiras convencionais, por isso, o mercado oferece lareiras e calefatores com tecnologia inovadora.

Você conhece os calefatores de dupla combustão?

O calefator de dupla combustão é um sistema de aquecimento desenvolvido com qualidade e eficiência para gerar calor de maneira mais inteligente, segura e ecológica. É um produto com design moderno, tecnologia inovadora, máxima eficiência e  responsabilidade ambiental. Uma solução que você precisa oferecer aos seus clientes.

O calefator pode ser a solução que você estava esperando! O diferencial que a sua empresa precisa para conquistar novos clientes e ganhar destaque no mercado local.

Conheça mais sobre calefatores, baixando gratuitamente o E-Book Calefator de A a Z.

Conclusão

Se você acabou de ler os problemas que vê na sua empresa, calma. Não está tudo perdido. Erros de gestão podem ser solucionados de maneira pragmática e efetiva, gerando novas oportunidades de crescimento para a sua loja de material de construção.

Portanto, fique atento as dicas desse artigo e comece hoje mesmo a pensar em maneiras de melhorar a gestão da sua loja de materiais de construção. Evitando, é claro, os erros de gestão que citamos.