As lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo no Brasil. Um dos fatores essenciais para esse crescimento foi a expansão da construção civil nos últimos anos, como o surgimento de muitos condomínios residenciais.
Segundo um levantamento do jornal Estadão, as vendas no varejo de materiais de construção cresceu cerca de 7,5% em 2018.
Esse crescimento significativo formou um cenário cada vez mais disputado pelas empresas, ampliando a concorrência. Por isso, não basta oferecer o básico, é necessário ter um diferencial, algo a mais para ganhar a preferência do consumidor.
Considerando alguns pontos importantes na gestão de uma empresa, preparamos este artigo visando soluções para deixar a sua loja de materiais de construção mais eficiente e lucrativa.
Como administrar uma loja de material de construção?
Uma loja do ramo de construção é um negócio voltado essencialmente à venda de materiais para reformas e construções. Desta forma, a loja deve oferecer desde os materiais mais básicos como tijolo, cimento e telhas, até os materiais mais ricos como acabamentos, luminárias, pisos, etc.
Mas isso, qualquer loja de material de construção oferece. Então, o que a sua loja tem de diferente?
Essa é uma pergunta que você precisa se fazer, e a resposta pode gerar insights (ideia/iluminação) de soluções para tornar a sua empresa diferenciada da concorrência.
O mercado da construção civil está cada vez mais amplo e a disputa pela preferência do consumidor torna-se uma corrida sem fim. Mas, a empresa que se prepara e oferece um serviço mais completo e com mais qualidade, ganha o cliente.
Uma boa administração é aquela que consegue enxergar os problemas e solucioná-los de maneira efetiva. Portanto, para ajudar você nesse processo, vamos expor e desenvolver soluções para 3 erros comuns cometidos por gestores de lojas de materiais de construção.
1. Não investir em marketing digital
A sua empresa ainda não está no meio digital? Então mude isso hoje mesmo!
De acordo com a Pesquisa TIC Empresas 2017, 55% das empresas afirmaram possuir um website e a proporção de empresas que possuem perfil nas redes sociais chega a 70%. Ou seja, ter uma presença online é primordial para o seu negócio.
Toda empresa do varejo depende do fluxo de vendas para se manter, portanto, alcançar mais clientes é fundamental para a saúde do negócio.
Algo que você, como gestor, precisa entender é que a sociedade atual não se comporta mais como há 5 anos atrás. A internet revolucionou o comportamento das pessoas, principalmente o hábito de compra. Hoje, eles procuram tudo — absolutamente tudo — na internet.
Se a sua empresa não está no meio digital, então não será encontrada, e isso a coloca vários níveis abaixo do concorrente que está presente na internet.
Como um canal de muitas oportunidades, a internet proporciona o alcance de clientes através do posicionamento de marca, ampliação de acesso ao mercado para divulgação dos seus produtos, construção de um relacionamento mais estreito com o cliente e expansão das vendas.
A internet conta com muitas ferramentas, uma delas é o inbound marketing, um método para atrair novos clientes de maneira sólida e consistente. Este processo é composto de 4 etapas:
- ATRAIR visitantes
- CONVERTER os visitantes em leads
- VENDER os produtos/serviços, transformando os leads em clientes
- FIDELIZAR os clientes conquistado
Cada etapa possui suas ferramentas e estratégias. Observe a ilustração:
Contando com o trabalho de uma agência de marketing digital, a sua empresa pode alcançar grandes resultados.
Solucionar o problema da ausência digital já é um grande passo, mas ainda tem outros dois erros de gestão muito comuns que precisamos analisar. Então, vamos lá!
2. Não contar com bons fornecedores
Alguma vez aconteceu de você perder um cliente porque o seu fornecedor cometeu falhas?
Outro erro que pode ser fatal para a sua empresa é não contar com bons fornecedores.
O caminho mais simples para localizar bons fornecedores é na internet (olha ela aqui de novo!). Outras opções é pegar indicação com pessoas do ramo da construção e participar de feiras e eventos.
O fornecedor, mais do que tudo, é um parceiro de negócio, pois as duas empresas andam juntas. É um relacionamento lucrativo para ambas. Contudo, se a sua empresa não tiver parceiros de confiança e responsabilidade, isso pode prejudicar o seu negócio.
Um exemplo bem corriqueiro é o problema de logística, ou seja, atraso na entrega dos produtos. O cliente que está construindo ou reformando conta com a entrega dentro do prazo preestabelecido, pois muitas vezes ele depende deste produto para dar seguimento a sua obra.
O mínimo que o cliente espera é o cumprimento de prazos e este tipo de problema faz com que o seu negócio perca o cliente (e talvez muitos outros, pois este cliente vai reclamar da sua empresa para amigos, conhecidos e familiares, construindo uma imagem negativa para sua empresa).
Outros pontos consideráveis são a qualidade, suporte técnico, eficiência, exigências contratuais, enfim, tudo que envolve os fornecedores e seus produtos. A sua empresa precisa contar com bons parceiros para evitar qualquer problema que o faça perder o cliente.
3. Não oferecer mais do que o necessário
Como citamos anteriormente, uma loja de materiais de construção é um comércio que essencialmente oferece produtos para obras de reformas e construções. Porém, muitas oferecem apenas isso. E aqui está outro erro.
A sua empresa precisa oferecer mais do que o necessário. Além dos materiais mais comuns para uma obra, você precisa pensar nos outros produtos que o seu cliente pode querer e que provavelmente compraria em outro lugar.
Faça o seu cliente sentir que na sua loja ele pode conseguir tudo o que precisa, sem a necessidade de se deslocar em vários comércios e perder mais tempo. Acrescente valor ao seu negócio, proporcionando uma ótima experiência de compra. Isso vai gerar muitos resultados para o aumento das vendas e da sua lista de clientes também.
Ofereça uma vasta opção de produtos e prepare-se para expandir seus negócios!
Você trabalha com soluções para aquecimento de ambientes?
Se a sua loja de materiais de construção fica localizada na região Sul e Sudeste do país, onde o inverno é mais rigoroso, é fundamental oferecer soluções em aquecimento.
Hoje em dia, com as construções mais modernas e preocupadas com o ecossistema, são poucos que escolhem ter lareiras convencionais, por isso, o mercado oferece lareiras e calefatores com tecnologia inovadora.
Você conhece os calefatores de dupla combustão?
O calefator de dupla combustão é um sistema de aquecimento desenvolvido com qualidade e eficiência para gerar calor de maneira mais inteligente, segura e ecológica. É um produto com design moderno, tecnologia inovadora, máxima eficiência e responsabilidade ambiental. Uma solução que você precisa oferecer aos seus clientes.
O calefator pode ser a solução que você estava esperando! O diferencial que a sua empresa precisa para conquistar novos clientes e ganhar destaque no mercado local.
Conheça mais sobre calefatores, baixando gratuitamente o E-Book Calefator de A a Z.
Conclusão
Se você acabou de ler os problemas que vê na sua empresa, calma. Não está tudo perdido. Erros de gestão podem ser solucionados de maneira pragmática e efetiva, gerando novas oportunidades de crescimento para a sua loja de material de construção.
Portanto, fique atento as dicas desse artigo e comece hoje mesmo a pensar em maneiras de melhorar a gestão da sua loja de materiais de construção. Evitando, é claro, os erros de gestão que citamos.