Os calefatores são produtos de excelência em aquecimento, produzidos com materiais de extrema qualidade e portas em vitrocerâmicos. Além disso, possuem tecnologia européia, design moderno e sistema de dupla combustão, fazendo com que os calefatores sejam um verdadeiro sonho de consumo.
Como todo produto de aquecimento, os calefatores também exigem cuidados com a limpeza e manutenção, a fim de prolongar ainda mais a sua durabilidade. Pensando nisso, preparamos este guia para ajudar você a cuidar do seu calefator.
Continue lendo e saiba tudo sobre manutenção e limpeza do calefator de dupla combustão.
Limpeza do calefator:
pontos importantes para mantê-lo conservado
Limpeza do calefator: pontos importantes para mantê-lo conservado
Uma das vantagens do calefator de dupla combustão, é que podem ser limpos sem a necessidade de desarmar a instalação. Com a retirada do templador e do chapéu canhão, você pode fazer a limpeza do equipamento tranquilamente. Confira como fazer a limpeza do calefator:
Remoção da cinzas
Empurre pedaços de madeira e carvão para a parte de trás da caixa de queima. Com uma pequena pá, retire as cinzas soltas e coloque em um recipiente apropriado. Não remova as cinzas com o calefator quente ou com a lenha em brasa.
Lembre-se que as brasas podem permanecer acesas por até 36 horas, por isso, recomendamos que a limpeza seja feita após este período de tempo.Limpeza do Vidro
O vidro pode manchar com o uso indevido de lenha úmida, portanto, use apenas lenha seca. Quando o calefator estiver frio, limpe o vidro com um pano úmido em água. Não utilize elementos abrasivos ou produtos químicos.
Limpeza da tubulação
Recomendamos a vistoria e limpeza da tubulação a cada estação, pois este é o local onde animais costumam construir seus ninhos, colmeias e similares.
Pode criar-se também, o acúmulo de resíduos da queima ocasionando obstrução dos dutos. Esta limpeza deve ser realizada por um profissional.Dicas para fazer a manutenção do calefator
Dicas para fazer a manutenção
do calefator
Além dos processos citados anteriormente, alguns outros cuidados também são necessários para prolongar a conservação do seu calefator. Leia abaixo as nossas dicas de manutenção:
- Não instalar o produto em ambientes maiores que a sua capacidade de aquecimento, pois não vai adiantar colocar mais lenha para suprir o tamanho do ambiente, além de exceder o compartimento causando problemas até mesmo na pintura do produto.
- Usar sempre lenha de reflorestamento e bem seca, pois evita que o vidro fique escuro devido a resina da lenha.
- A limpeza da caixa deve ser realizada periodicamente após 36 horas do fogo apagado, o que também é importante para a durabilidade do produto.
- Fazer a limpeza do templador e dos dutos a cada estação.
- Não utilizar produtos químicos e abrasivos na estrutura de aço do produto para que não danifique a pintura.
O aquecimento dos calefatores é de máxima eficiência, aquecendo ambientes muito maiores que as lareiras convencionais, mesmo assim, não deve ser abastecido com pouca lenha. O recomendado é que o produto seja abastecido de lenha em toda sua caixa de queima, da base até o nível médio de altura.
Conclusão
Se você fizer a manutenção e limpeza da forma correta, o seu calefator vai manter-se com máxima eficiência e rendimento para aquecer o ambiente.
Seguindo essas dicas e recomendações, você vai ter uma casa sempre bem aquecida e aconchegante.
Quer saber mais sobre calefatores? Baixe gratuitamente o E-book Calefator de A a Z.