Lareira embutida é um sistema de aquecimento de extrema qualidade e máxima eficiência. Com durabilidade, design moderno e alto potencial na geração de calor, os insertos deixam qualquer ambiente perfeito.
Nos dias mais frios de inverno, nada melhor do que ter uma casa bem aquecida e aconchegante e, para isso, as lareiras são aliadas excelentes. Construir um ambiente confortável, charmoso e quentinho é possível através de soluções em aquecimento que estão cada vez mais evoluídas, como a lareira embutida na parede.
A grande questão é que, apesar de terem um certo charme, as lareiras convencionais de alvenaria, que são as mais comuns em casas e apartamentos, não são tão eficientes. Além disso, possuem muitos pontos negativos, como o alto consumo de lenha e a liberação de gases tóxicos, por exemplo. Por isso, o mercado de soluções em aquecimento tem desenvolvido sistemas mais modernos e eficientes.
Neste artigo, vamos explicar como ter uma casa quentinha no inverno, contando com uma geração de calor mais potente, segura e duradoura. Benefícios que a lareira de alvenaria não possui, afinal, ela não tem um bom funcionamento. Saiba mais!
Por que a lareira de alvenaria não funciona?
Uma das características mais presentes na atualidade é a evolução. Todas as coisas estão evoluindo de forma tecnológica, acompanhando e adequando-se às necessidades das pessoas, do meio ambiente e do bem-estar de tudo ao nosso redor.
Pensando nisso, podemos observar que a lareira de alvenaria não evoluiu, pelo contrário, parou no tempo. Não há uma tecnologia para torná-la mais eficiente ou mais ecológica. Muito diferente da lareira embutida, a de alvenaria, também chamada de lareira convencional, não corresponde às necessidades da sociedade atual.
Mas, afinal, por que ela não funciona?
Uma breve análise sobre o seu funcionamento desse modelo de lareira responde essa pergunta de forma muito objetiva. Confira!
- A lareira de alvenaria é aberta, por isso, usa o ar do próprio ambiente para a combustão da lenha.
- Não há possibilidade de controlar a entrada de ar no processo de queima, o que aumenta o consumo de lenha.
- Não pode ficar sem supervisão, pois torna-se um perigo em potencial.
- Provoca alguns incômodos como cheiro de fumaça e sujeira no chão.
- O tapete e outros objetos de tecido do ambiente podem pegar fuligem das cinzas.
- A lareira convencional produz um aquecimento de baixíssimo rendimento.
- Somente 10% do calor gerado pela combustão da lenha aquece o ambiente, 90% é perdido pela chaminé.
- A lareira convencional emite muitos poluentes, como CO², dioxinas, arsênico e formaldeído. E isso é prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas dentro de casa.
Com toda a evolução alcançada no mercado de soluções em aquecimento — e que continua evoluindo constantemente — a lareira convencional já não tem mais espaço ou destaque. É um elemento antiquado e prejudicial para a saúde humana e ambiental.
Isso faz com que muitas pessoas optem por não usar a lareira convencional. Mesmo assim, o buraco na parede precisa ser ocupado ou coberto.
O que acontece com frequência é que muitas casas e apartamentos antigos possuem lareiras, e como as pessoas não usam, acabam criando outras formas para ocupar o espaço vazio na parede. Algumas usam para colocar plantas, outras fecham com madeira ou colocam um móvel na frente, e por aí vai. Ainda assim, é uma parte do ambiente que perde o seu propósito original, isto é, gerar aquecimento.
É um verdadeiro sonho de consumo ter uma lareira em casa, principalmente nas regiões onde o inverno é intenso. Com uma lareira que tenha alto rendimento e eficiência na geração de calor, é possível ter um lar sempre quentinho de maneira segura e ecológica.
Então, temos outra ideia para ocupar o buraco da lareira na parede e que vai cumprir com o seu propósito original de aquecer a casa. E de maneira muito melhor!
A lareira insertável como solução de aquecimento
Características da lareira embutida
- Modelos que aquecem ambientes com até 560m³
- Sistema de dupla combustão
- Porta de vitrocerâmico
- Não necessita de supervisão constante
- Material: chapa de aço carbono
- Tipos de lenha recomendados: acácia negra e eucalipto
- Diversos tamanhos: pequeno, médio, grande e extra grande
- Reutiliza o espaço na parede da lareira convencional
- Design moderno e sofisticado
- Alto rendimento na geração de calor
- Resistente à temperaturas superiores aos 900ºC (novecentos graus Celsius)
- Possibilita a distribuição de calor para outros ambientes
Quando o assunto é aquecimento, o inserto é uma escolha que não decepciona. Ele é desenvolvido com o sistema de dupla combustão que o torna um produto de alto rendimento e baixo impacto para o meio ambiente.
O inserto queima a lenha e também queima os gases liberados pela queima da lenha, realizando a chamada segunda combustão. Esse processo faz com que os gases liberados pela chaminé sejam mínimos, por isso, o inserto é mais ecológico.
Os vitrocerâmicos usados na fabricação das portas são importados da Alemanha e garantem ao inserto uma tecnologia inovadora, aquecimento mais proveitoso e mais segurança para toda família. Os vitrocerâmicos também são extremamente resistentes, suportando temperaturas de 1000ºC (mil graus Celsius).
Toda a tecnologia europeia usada para o desenvolvimento desses insertos torna-os incomparáveis, assim como os calefatores. São produtos que deixam a sua casa bem aquecida até nos dias mais frios do inverno, trazendo junto os benefícios citados aqui.
Conclusão
Com o inserto, você consegue aproveitar o buraco da parede deixado pela lareira convencional de maneira mais inteligente e com alta potência na geração de calor para os ambientes. É a certeza de um lar quentinho, moderno, aconchegante e encantador.