A lareira de alto rendimento é um sistema de aquecimento com grande desempenho na geração de calor, produzindo um resultado calorífico mais eficiente do que outros equipamentos. Conheça mais!
Também conhecida como lareira insertável, lareira embutida ou inserto, a lareira de alto rendimento é chamada assim porque a sua capacidade de aquecimento dos ambientes é muito superior ao das lareiras tradicionais.
E, apesar de ambas usarem na queima o mesmo tipo de lenha, a lareira de alto rendimento produz menos resíduos e a emissão de poluentes é muito baixa.
Lareira de alto rendimento: eficiência e bem-estar
Com a qualidade da tecnologia europeia, a lareira de alto rendimento tem a capacidade de gerar calor com máxima potência e maior economia de lenha, sendo uma opção perfeita para ter um lar bem aquecido no inverno.
E, como a lareira convencional não tem um funcionamento tão eficiente, ela está sendo substituída pela de alto rendimento.
No Uruguai, as pessoas estão cada vez mais fazendo essa troca, pois como a casa já tem o nicho da lareira na parede, a instalação da lareira embutida torna-se mais fácil. Além disso, deixa a casa bonita, aquecida e sofisticada.
Se você quiser saber mais sobre como fazer essa troca, indicamos o artigo sobre troca de lareiras.
Mas, afinal, o que faz a lareira ter um rendimento tão alto?
O alto rendimento da lareira é resultado do processo de dupla combustão associado ao seu fechamento hermético.
A porta de vidro termo cerâmico e a chapa de aço de carbono que envolve o produto também contribuem para que a emanação do calor seja ainda mais intensa e eficiente.
A dupla combustão significa que a lareira realiza duas combustões diferentes. A primeira com queima normal da lenha, em que gases são liberados (como em qualquer lareira).
Esses gases sobem e ficam armazenados numa peça chamada templador. A segunda combustão ocorre novamente com a queima da lenha mais os gases armazenados no templador. Veja a ilustração abaixo:
O principal diferencial de uma lareira de alto rendimento certamente é o seu desempenho e capacidade de não causar desperdício de calor. Enquanto a lareira tradicional aproveita só de 8% a 15% o calor, a lareira embutida aproveita de 75% a 85% o calor produzido pela queima da lenha.
É uma diferença significativa que faz jus ao seu título de alto rendimento. Mais do que isso, a lareira também permite que o sistema de aquecimento seja distribuído para outros cômodos da casa, proporcionando um bem-estar ainda maior.
A lareira de alto rendimento e o meio ambiente
Com a expansão de um conhecimento mais especializado, evoluções e tecnologia europeia e canadense, a lareira de alto rendimento transformou completamente aquilo que sempre entendemos como lareiras.
O fato da lareira ser fechada de forma hermética evita liberação de faíscas e cinzas, prevenindo acidentes. Isso contribui para uma maior segurança de toda família, principalmente as crianças e os animais de estimação.
A liberação de poluentes provenientes da queima também é reduzida, sendo uma emissão mínima. Por isso, esse tipo de lareira também é considerado sustentável e ecológico.
Para quem mora em regiões onde o inverno é rigoroso, como Sul e Sudeste, a lareira embutida é uma excelente opção para aquecimento residencial e comercial, bem como o calefator a lenha.
Conclusão
Se você quer uma casa bem quentinha e confortável durante o inverno, a lareira de alto rendimento é um equipamento eficiente e com grande durabilidade. Vale a pena!
Quer encontrar as melhores lareiras e calefatores?
Ótimo texto!