O fogão a lenha é um dos utensílios mais antigos usados pelas cozinhas primitivas para preparar alimentos e esquentar a casa no inverno. Ao longo dos anos, foi sendo modificado e modernizado, chegando aos modelos que conhecemos hoje, como o fogão a lenha de ferro fundido e outros materiais.
Com o surgimento de novas tecnologias, o fogão a lenha foi substituído pelo fogão a gás e fornos elétricos, embora ainda seja muito usado em zonas rurais. O fogão a lenha tradicional também perdeu espaço porque não combina com as cozinhas mais modernas e contemporâneas que temos hoje.
Porém, esses aparelhos atuais não servem para aquecimento dos ambientes. E, apesar, do fogão a lenha convencional unir as funcionalidades de cozinhar e aquecer a casa, também não indicamos o uso dele. A seguir, explicaremos porque não recomendamos este modelo de fogão a lenha. Leia e entenda!
Por que não recomendamos o fogão a lenha tradicional?
O fogão a lenha tradicional não possui tecnologia, por isso, acaba resultando em alguns problemas, como cheiro de fumaça dentro de casa, excessivo consumo de lenha, fuligem no ambiente, muita sujeira no interior do fogão e encanamento, entre outras.
Mas existe uma contraindicação que é muito importante e precisa ser levada em consideração. É sobre ela que vamos abordar agora.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tradicional fogão a lenha de ferro causa muitos riscos à saúde e ao meio ambiente. A pesquisa, publicada no Brasil pelo jornal Estadão, comprova que a fumaça liberada pelo fogão a lenha de ferro é prejudicial à saúde, principalmente aos pulmões, gerando câncer, asma e tuberculose. Ela também afeta os olhos, podendo desenvolver cataratas e outras disfunções na visão.
Isso acontece porque a combustão da lenha libera gases tóxicos e, como o fogão a lenha tradicional não tem um filtro adequado, as pessoas no ambiente respiram o ar com essas toxinas. Além disso, esse ar também polui o ambiente, afetando a natureza e os animais. Devido o perigo que oferece à sua qualidade de vida, nós não recomendados o uso do fogão a lenha tradicional.
Pensando nisso, nós da Liv Aquecimento desenvolvemos uma solução: fogão a lenha de dupla combustão. Abaixo, explicaremos tudo sobre o fogão a lenha Liv. Confira!
Os Fogões a lenha modernos
O fogão a lenha Liv é um utensílio doméstico excelente para preparar alimentos e aquecer o ambiente, fabricado com matéria prima de extrema qualidade e tecnologia europeia, desenvolvida para um funcionamento inteligente, seguro e eficiente.
Com o sistema de dupla combustão, o fogão a lenha moderno tira o melhor proveito da lenha, fazendo com que a produção calorífica seja ainda maior e com mais rendimento. A dupla combustão consiste em um processo que ocorre dentro da caixa de queima, proporcionando o máximo aquecimento que o produto tem capacidade de gerar.
Dupla Combustão
Observe a ilustração:
O processo de dupla combustão do fogão Liv queima a lenha (primeira combustão) e depois queima também os gases liberados pela queima da lenha (segunda combustão). Assim, o consumo de lenha é mais proveitoso, fazendo com que o mínimo de poluentes sejam liberados pela chaminé. Por isso, o fogão a lenha moderno, fabricado pela Liv, também é um produto eco-amigável.
Para maior proveito da lenha, fique atento aos tipos de lenha mais indicados para o fogão a lenha. Entre no link e confira!
Como os gases tóxicos são queimados novamente no processo, eles não entram em contato com o exterior da caixa de queima, por isso, você não corre o risco de respirar o ar com as toxinas. O fogão a lenha Liv é o produto mais ecologicamente correto do mercado.
Características do Fogão a Lenha Liv
Veja vantagens e benefícios dos fogões a lenha de alto rendimento. Listamos alguns deles, confira abaixo:
- Sistema de dupla combustão
- Fogão a lenha com forno de máxima potência
- Possibilita o controle da entrada de ar na combustão
- Porta da fornalha de vitrocerâmicos importados da Alemanha
- Tecnologia europeia
- Fabricado em aço carbono e aço inox
- Duas opções de tampo: ferro fundido ou vidro termocerâmico
- Consumo de lenha mais proveitoso e eficiente
- Não solta fuligem no chão
- Não libera cheiro de fumaça no ambiente
- Aquece ambientes com até 245m³
- Garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação
Uma curiosidade: o tampo de vidro permite que alimentos sejam preparados sem a necessidade de panelas. Ele funciona como uma chapa e, dessa forma, alguns alimentos podem ser preparados diretamente sobre o vidro. Ao mesmo tempo, qualquer tipo de panela pode ser alocada sobre ele. O vidro é muito resistente ao peso e ao choque térmico.
Veja no vídeo abaixo!
Conclusão
Com toda essa tecnologia e funcionalidade, o fogão a lenha Liv é extremamente superior ao fogão a lenha tradicional, sendo um produto de máxima eficiência, qualidade incomparável e que não prejudica sua saúde e o meio ambiente.
Quer um fogão a lenha Liv na sua cozinha?
Uaaaaau!
Que fogão a lenha incrível! Adorei 😀