O fogão a lenha é um utensílio doméstico que serve principalmente para preparar alimentos, mas também pode ser usado como aquecedor de ambientes. Utiliza a lenha como combustível para gerar calor, sendo mais comum em áreas rurais.
Descubra como esse aparelho antigo se transformou em um utensílio moderno, bonito e funcional por causa de uma nova tecnologia.
Muito comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, esse tipo de fogão faz toda a diferença no inverno, proporcionando um ambiente agradável na hora de cozinhar, reunir a família e amigos para uma refeição. Geralmente a opinião de quem já apreciou comidas de nesse tipo de fogão, sempre é de um prato muito saboroso.
Este é um vídeo caseiro de uma receita preparada no fogão a lenha:
Além disso, o fogão de lenha também é um grande aliado contra o frio, ajudando a deixar a cozinha, e até mesmo a casa inteira, mais aquecida. Isso possibilita usufruir de um ambiente aquecido e aconchegante. Este é outro dos benefícios tão aclamados desse utensílio.
Abaixo, são fotos de dois tipos de fogão: fogão de metal e fogão de alvenaria.
Embora tenha tantos benefícios, esse utensílio foi deixando de ser usado nas cozinhas modernas e espaços gourmet, principalmente por ser um utensílio com estilo antiquado. Mas agora isto mudou!
Atualmente, ele evolui com novas tecnologias e materiais, aparecendo mais no cenário urbano e apresentando muita funcionalidade e design. Veja!
Fogão a Lenha moderno: um novo conceito

Foto: Liv Aquecimento
O fogão a lenha de dupla combustão é uma peça revolucionária, com qualidade incomparável, responsabilidade ambiental e um design moderno e elegante que deixa qualquer cozinha linda.
A tecnologia empregada torna-o um produto eco-amigável, ou seja, ele não agride o meio ambiente. Produzido com matéria prima de extrema qualidade e eficiência de funcionamento, tem capacidade para aquecer ambientes de até 245m³.
Veja a seguir, as características que ele apresenta.
Características do fogão a lenha Liv
Fabricado em aço carbono(corpo e gaveta), o fogão de lenha LIV é resistente a altas temperaturas e permite irradiação de calor para o ambiente . O acabamento interior, bem como as grelhas, os revestimentos exteriores e demais peças menores, são produzidos de aço inoxidável, matéria prima que garante extrema qualidade e durabilidade.
O vidro da porta é de cristal termo cerâmico que confere muita resistência mecânica a peça e suporta temperaturas de até 1000°C (mil graus Celsius).
A parte superior do fogão (tampo) pode ser feito de ferro fundido ou vitrocerâmico e possui um termostato que indica a temperatura de 0 a 300°C (trezentos graus Celsius). A maior diferença entre os materiais do tampo é o design da peça.
Veja na tabela a seguir, as peças que compõe o fogão de lenha:

Imagem: Liv Aquecimento.
O grande diferencial é o sistema de dupla combustão que permite a queima completa da lenha, além de realizar a queima dos gases liberados pela queima dessa lenha. Veja como funciona a Dupla Combustão.
Como funciona fogão a lenha de dupla combustão?
O sistema de dupla combustão é um processo que acontece dentro da caixa de queima, propiciando um aquecimento do ambiente com a máxima eficiência. A queima é limpa e reduz o surgimento de fuligem.
A dupla combustão ocorre quando a temperatura interna ultrapassa os 350ºC (trezentos e cinquenta graus celsius). Com essa alta temperatura, o templador (peça posicionada dentro da caixa de queima) absorve os gases gerados pela primeira queima da lenha, entrando em combustão novamente, ou seja, queimando também esses gases.
Veja a ilustração abaixo:

Imagem: Liv Aquecimento
O produto ainda conta com uma entrada de ar regulável que aumenta a velocidade da queima, sendo possível também controlar a combustão.
O fogão a lenha de dupla combustão é ecologicamente responsável, pois, como os gases tóxicos gerados pela primeira queima entram em combustão novamente, a liberação de emissores pela chaminé é mínima, principalmente comparado aos fogões a lenha tradicionais que não realizam essa segunda combustão.
Opções de Fogões a Lenha moderno
Como citamos anteriormente, todos os fogões a lenha fabricados pela LIV possuem a tecnologia e inovação do sistema de dupla combustão e você pode escolher entre dois tipos: tampo de ferro fundido ou tampo de vidro.

Imagem: Liv Aquecimento

Imagem: Liv Aquecimento
A diferença entre o tampo de ferro fundido e tampo de vidro é exclusivamente estética, pois possuem as mesmas funcionalidades e vantagens.
Para ambientes com estilo mais moderno, o fogão com tampo de vidro acompanha o design sofisticado. E para estilos mais rústicos o tampo de ferro fundido traz um ar mais clássico. Independente do ambiente, o design moderno desse fogão contribui para enriquecer a decoração da sua casa.
Conheça também outras soluções em aquecimento da marca LIV Aquecimento.
Conclusão
Com o design moderno e sofisticado do Fogão a Lenha LIV, você pode ter uma cozinha sempre funcional e bem aquecida no inverno, contando com uma tecnologia inovadora.
Além disso, é um utensílio que vai combinar perfeitamente com qualquer estilo decorativo que você escolher para sua cozinha ou espaço gourmet.
Conte com a tecnologia e inovação dos Produtos LIV para deixar a sua casa ainda mais acolhedora e agradável.