Será que a chaminé do seu calefator está precisando de uma limpeza? Neste texto vamos abordar quando e como limpar a chaminé, com dicas para você colocar a “mão na massa”. Não perca!
Manter a chaminé limpa é importante para a conservação do calefator. Como ele é usado durante todo o inverno, gera um certo acúmulo de fuligem e cinzas na chaminé, o que torna indispensável uma boa limpeza.
Além disso, a concentração de sujeiras na chaminé pode interferir na performance do calefator, impossibilitando a liberação correta da fumaça. Por isso, é importante dar manutenção periódica ao calefator.
Ficou com dúvidas sobre quantas vezes você precisa realizar a limpeza da chaminé? Então continue lendo, pois vamos falar sobre isso nos próximos parágrafos:
Com que frequência é preciso limpar a chaminé?
Primeiramente, você deve saber que a manutenção do calefator é muito importante, pois prolonga ainda mais a durabilidade do equipamento, mantendo-o em ótimo estado de conservação por muitos anos.
A limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente nas estações da primavera e do outono. Recomendamos esses dois períodos porque na primavera a chaminé está suja pelo uso durante o inverno que passou. E no outono, para deixá-la limpa e preparada para o uso no inverno que virá.
Para fazer a limpeza da chaminé, você tem duas opções: contratar um profissional ou realizar essa tarefa você mesmo. É claro que contratar alguém é a solução mais fácil e prática, mas também não é muito barata.
Por isso, separamos algumas dicas para te incentivar nesta empreitada. Confira!
Dicas para fazer a limpeza da chaminé
Para começar, coloque uma roupa bem confortável e que possa sujar, afinal, você estará mexendo com resíduos que podem manchar o tecido.
Alguns acessórios serão necessários para que você possa realizar essa tarefa, são eles:
– Escova de chaminé com canos de extensão para limpar toda a tubulação;
– Escada para subir no telhado;
– Uma vassoura e uma pá de lixo;
– Máscara contra poeira, luvas de borracha e óculos.
Primeiramente, remova o templador e limpe-o para retirar todos os resíduos. Após, remova o chapéu da chaminé, pegue uma lanterna e dê uma olhada no interior.
Depois que você observou o interior da chaminé, coloque a escova na tubulação e esfregue a fuligem. Não faça movimentos muito intensos para não lançar a sujeira longe. Na parte interna do calefator, retire todas as cinzas e excesso de fuligem da caixa de queima.
Para limpar o vidro da porta você pode passar um pouco de cinza (o restinho que fica na caixa de queima depois do último fogo) e um pano seco, removendo qualquer sujeira acumulada. Junte tudo com a vassoura e pá e jogue no lixo.
Não se esqueça de que você poderá encontrar muitos resíduos da lenha, então é interessante passar um aspirador no chão próximo ao calefator ou um pano úmido para se livrar da sujeira restante.
Conclusão
Sempre recomendamos que a limpeza da chaminé seja realizada por um profissional, que é mais seguro, rápido e prático. Mas, sabendo que muitas pessoas gostam de fazer a limpeza sozinhas, preparamos essa dicas para facilitar na hora de limpar a chaminé.
Com nossas recomendações, você consegue deixar a chaminé e o calefator limpos para serem usados novamente. Confira nossas dicas de como usar um calefator!