Se você deseja um produto que aqueça a sua casa de maneira eficiente e sem odores, o calefator é a opção perfeita. Comparando com as lareiras fechadas e com as lareiras convencionais, os benefícios em rendimento, aquecimento e sustentabilidade dos calefatores são muito superiores.
Com sistema de dupla combustão e tecnologia europeia, os calefatores são os melhores produtos para aquecimento de ambientes. Além disso, possuem um design moderno e elegante que combina com qualquer estilo decorativo.
Os calefatores têm um sistema específico de funcionamento, por isso, a instalação é composta por processos que possuem suas particularidades. Visando explicar de maneira mais detalhada cada um desses processos, preparamos este artigo.
Continue lendo e conheça tudo sobre a instalação do calefator de dupla combustão.
Como fazer a instalação do calefator?
Na hora de escolher o seu calefator, é ideal que você já saiba em que ambiente quer que ele seja instalado. A partir disso, existem algumas exigências que devem ser levadas em consideração.
Localização: é aconselhável que o produto seja instalado o mais perto do centro do ambiente que você deseja aquecer, para que a distribuição de calor fique equilibrada.
Proteção: caso o piso da sua casa seja de madeira, carpete ou plástico, uma placa de metal ou outro material resistente ao calor deve ser instalado no chão sob o calefator.
Se o material das paredes for à base de substância inflamável, como gesso e madeira, será necessário respeitar as distâncias mínimas indicadas abaixo:
Recomenda-se fortemente que a instalação deve ser realizada por um profissional qualificado, seguindo as instruções contidas no manual que acompanha o produto.
Considerações úteis para a instalação do calefator
- Averiguar se o piso pode suportar o peso do equipamento e realizar um isolamento adequado, caso seja necessário.
- Analisar se o ambiente de instalação do calefator possui ventilação adequada, com entrada de ar, evitando a instalação em ambientes com a presença de dutos de ventilação coletiva, exaustores, aparelhos a gás, bombas de calor ou a presença de aparelhos que possam gerar pressão negativa no ar.
- A instalação deve ser feita com algerosa ou rufo no telhado, evitando possíveis vazamentos.
- As conexões externas devem ser rebitadas e vedadas com silicone para alta temperatura.
- As seções do cano principal e cano duplo devem ser fixadas entre si com três parafusos ou rebites de aço inoxidável.
- As juntas do cano principal devem ser feitas de modo que a parte superior seja inserida no interior. No cano duplo é o contrário, a seção inferior deve ser inserida na parte superior.
- A instalação do chapéu deve ser feita a pelo menos 60 cm do ponto mais alto do telhado. Como demonstrado na imagem abaixo:
Após a vistoria do ambiente e instalação do equipamento, o profissional instalador deve fazer a inserção do templador.
O templador é a peça que realiza a dupla combustão. Ele fica alocado na parte interna da caixa de queima e é nele que se acumulam os gases gerados pela primeira queima da lenha. Após atingir uma determinada temperatura interna, também queimará esses gases tornando o aquecimento eficiente e ecologicamente correto, pois essa segunda combustão ocorrerá dentro da câmara liberando o mínimo de gases poluentes pela chaminé.
Veja na ilustração abaixo como é feita a instalação do templador:
O processo de instalação é um tanto complexo e cheio de detalhes importantes, por isso, ressaltamos que é fundamental ser feito por um profissional qualificado.
Conclusão
Os calefatores de dupla combustão são produtos com alta potência em aquecimento, tecnologia de ponta e responsabilidade ambiental. Assim, seguindo as diretrizes de cada processo da instalação, o calefator sempre vai cumprir o seu propósito com eficiência, rendimento e de maneira segura para toda a família.
Conheça mais sobre calefatores com o E-book Calefator de A a Z.