Tudo isso porque ele é um sistema de aquecimento desenvolvido com a tecnologia da dupla combustão, fazendo com que seja de alto rendimento e melhor eficiência na produção calorífica. Saiba mais lendo o nosso artigo O que é um calefator de dupla combustão?
Uma informação importante para considerar é que o calefator tem um rendimento aproximado de 80% sobre a lenha queimada. Enquanto a lareira tradicional aberta possui um rendimento aproximado de 10%. A diferença é muito grande, e esse é um dos fatores que faz com que o custo-benefício do calefator seja muito maior em comparação com o da lareira convencional.
Entenda porque a lareira tradicional consome mais lenha...
O sistema de combustão do calefator é superior em rendimento, produção de calor e durabilidade do aquecimento no ambiente, ainda assim, ele deve ser abastecido de lenha em toda a sua caixa de queima, da base até o nível médio de altura.
O que acontece é que pelo calefator ter maior rendimento, ele atinge a temperatura mais rapidamente e, portanto, não precisa ser abastecido com mais lenha. Você voltará a abastecê-lo somente quando a temperatura baixar e você quiser aquecer o ambiente novamente.
Além disso, o calefator conta com a tecnologia da dupla combustão, que aumenta ainda mais o aproveitamento da lenha, produzindo calor a partir da queima da lenha e da queima dos gases liberados pela lenha. Mesmo que o calefator necessite ser bem abastecido, o consumo de lenha dele é mais proveitoso e eficiente.
Já na lareira tradicional, o calor gerado é baixo e se dissipa facilmente pela chaminé. Com isso, você precisa ir colocando cada vez mais lenha para tentar atingir a temperatura esperada. Caso você pare de abastecê-la, o calor não permanece por muito tempo, deixando o ambiente frio rapidamente. Dessa forma, o consumo de lenha é bem excessivo.
Como aproveitar o máximo aquecimento do calefator
Para que a produção de calor seja máxima e o consumo de lenha seja de alto rendimento, o tipo de lenha para calefator faz toda a diferença. A lenha adequada contribui para que o aquecimento seja mais forte e a combustão mais eficiente. Além disso, o tipo de lenha também proporciona maior conservação do produto, reduzindo a fuligem na chaminé.
O ideal é utilizar lenha seca e maciça, pois elas possuem ótima qualidade e geram mais benefícios para o calefator, produzindo mais calor, melhores chamas e mais brasas. As lenhas mais indicadas são as de reflorestamento, como acácia negra e eucalipto.
ATENÇÃO: não utilize briquete, pellet ou semelhantes; indicamos as lenhas de reflorestamento como acácia negra e eucalipto sempre bem seca.
Além disso, é fundamental que o calefator esteja de acordo com o tamanho do ambiente que ele vai aquecer. Isso é de extrema importância para a eficácia do aquecimento e deve sempre ser levado em consideração.
Conclusão
O calefator consome menos lenha do que uma lareira tradicional, aquece mais, reduz os riscos e proporciona um lar quentinho e aconchegante até nos dias mais frios. Com a lenha e os cuidados adequados, o calefator gera um aquecimento total do ambiente, gerando mais conforto, proximidade e bem-estar.
Maravilha!
Esse calefator é o meu sonho de consumo!!!