Aquecedor elétrico ou calefator, você sabe qual é o melhor equipamento para aquecer a sua casa? Neste texto, vamos abordar as características de cada um e comparar qual o melhor para sua família. Confira!
Durante o inverno faz toda a diferença ter em casa uma lareira ou aquecedor para amenizar o frio e deixar o lar mais acolhedor e agradável, criando uma atmosfera confortável para toda a família.
Muitas pessoas apostam no aquecedor elétrico, outras preferem investir em um calefator a lenha. E você? Qual prefere? Se você tem vontade de ter um lar quentinho no inverno, mas não sabe qual produto de aquecimento comprar, fique atento às dicas que vamos dar neste texto.
Além disso, vamos abordar as características do aquecedor elétrico e do calefator a lenha para que você consiga entender as diferenças entre ambos. Continue lendo e saiba mais:
Características do aquecedor elétrico
O aquecedor elétrico é uma boa alternativa para amenizar o frio dentro de casa, podendo ser utilizado em qualquer cômodo, sala, quarto e até no banheiro. Além disso, o aquecedor elétrico é portátil, então você pode levá-lo para onde quiser.
Mesmo que a potência calorífica do aquecedor não seja grande, ele é um aparelho capaz de climatizar o ambiente e dar certo conforto térmico. Embora não seja tão sofisticado, você também pode receber suas visitas no ambiente aquecido por um aquecedor.
Para utilizar um aquecedor elétrico, é ideal que você saiba como está a fiação elétrica da sua residência, pois como ele consome muita energia, uma fiação fraca pode ocasionar alguns problemas, como um maior gasto de luz ou até incêndio nos fios. Isso é mais comum em casas antigas, mas mesmo em casas novas é sempre bom dar manutenção elétrica, o que também vale para o uso de ar condicionado no verão.
O aquecedor elétrico de modo geral é uma boa opção para minimizar o ar gelado dentro dos ambientes e deixá-los mais agradáveis.
Agora, se você quer evitar contas de luz abusivas e desfrutar de um ambiente aquecido e confortável durante todo o inverno, talvez o calefator a lenha seja o que você precisa. Confira abaixo as características deste aparelho de aquecimento.
Características do calefator a lenha
O calefator de dupla combustão é um equipamento fechado hermeticamente e fabricado com tecnologia europeia, visando ter alto desempenho na hora de transformar a lenha em calor. Ele aquece ambientes de até 520m³ (quinhentos e vinte metros cúbicos), com grande potência na produção calorífica, gerando um aquecimento completo do ambiente.
Se você usar o tipo de lenha adequado, terá um desempenho ainda mais elevado e se manterá conservado por mais tempo, visto que produzirá menos fuligem na chaminé e menos sujeira no vidro termo cerâmico da porta.
Além disso, ele tem um design moderno e sofisticado, o que agrega mais beleza ao ambiente e deixa a casa aconchegante, bem quentinha e muito elegante. Perfeita para receber os amigos, a família ou desfrutar de um momento romântico.
O calefator a lenha produz um aquecimento prolongado e não solta cheiro de fumaça dentro de casa. Mais do que isso, ele é um produto com baixo impacto ambiental, sendo considerado ecológico.
Pensando no melhor custo-benefício em relação à despesa + conforto térmico, fica o questionamento: aquecedor elétrico ou calefator a lenha, qual o mais adequado para você?
Nós vamos responder esta pergunta de forma prática, usando como base as características sobre cada um dos equipamentos. Descubra!
Afinal, qual é o melhor: aquecedor elétrico ou calefator a lenha?
Diferente do aquecedor elétrico, o calefator não funciona por meio de energia elétrica, mas tem a lenha como fonte de combustível, o que já é uma diferença bem considerável.
Outra diferença é que o calefator a lenha precisa ser instalado em um cômodo, não sendo um aparelho portátil.
Mas, apesar do aquecedor elétrico ser uma boa alternativa, muitas pessoas não usam por receio da conta de luz ao fim do mês, e com razão, pois estes aparelhos geram um consumo significativo de energia. Mesmo aqueles mais modernos, com selo A do Inmetro, acabam gerando um consumo bem elevado se forem utilizados todos os dias.
Já o consumo de lenha do calefator é de alto rendimento, produzindo bastante calor com uma quantidade razoável de lenha, sem falar que esse calor é mais duradouro e abrangente.
O custo de compra e instalação do calefator a lenha é maior do que o custo com um aquecedor elétrico, mas a curto prazo, o custo-benefício do calefator é muito maior porque o seu gasto será apenas com lenha.
Conclusão
Com um calefator ou com aquecedor elétrico o mais importante é a sua casa ficar quentinha e muito agradável. Escolha o melhor para você e viva invernos muito aconchegantes.
Está em busca do calefator perfeito? Nós temos o produto certo para você.